Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/38383
Título: Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores
Autor: Costa, Estela
Almeida, Marta
Palavras-chave: Investigação‑formação‑ação
Autoavaliação
Desenvolvimento organizacional
Desenvolvimento profissional
Data: 2016
Editora: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Citação: Costa, E., & Almeida, M. (2016). Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores. Educação, Sociedade & Culturas, 47, 73-93.
Resumo: O artigo resulta de um trabalho de análise das representações e práticas de autoavaliação realizadas em oito agrupamentos de escolas portuguesas e inscreve‑se num processo de formação das suas equipas internas de avaliação institucional. Tomou‑se como metodologia a investigação‑ação e como técnicas e instrumentos de recolha de dados, a análise documental, a observação (notas de campo) e a conversação (a apresentação e problematização dos processos vividos por cada equipa). As práticas de autoavaliação dos formandos foram objeto de questionamento, dando lugar a processos de maturação, organizacional e individual. Verificou‑se a (des)construção de modelos, aliando‑se o (des)envolvimento individual ao trabalho colaborativo e à partilha de responsabilidades. A investigação‑ação – permitindo operacionalizar os pressupostos de criação de espaços de reflexividade – traduziu ela própria um meio de desenvolvimento profissional dos professores e da organização.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/38383
ISSN: 0872-7643
Versão do Editor: http://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC47Estela.pdf
Aparece nas colecções:IE - GIPAE - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Costa & Almeida Autoavaliação.pdf201,03 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.