Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/38383
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.firstPage | 73 | pt_PT |
degois.publication.issue | 47 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 93 | pt_PT |
degois.publication.location | Porto | pt_PT |
degois.publication.title | Educação, Sociedade & Culturas | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC47Estela.pdf | pt_PT |
dc.contributor.author | Costa, Estela | - |
dc.contributor.author | Almeida, Marta | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-23T08:16:49Z | - |
dc.date.available | 2019-05-23T08:16:49Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Costa, E., & Almeida, M. (2016). Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores. Educação, Sociedade & Culturas, 47, 73-93. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0872-7643 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/38383 | - |
dc.description.abstract | O artigo resulta de um trabalho de análise das representações e práticas de autoavaliação realizadas em oito agrupamentos de escolas portuguesas e inscreve‑se num processo de formação das suas equipas internas de avaliação institucional. Tomou‑se como metodologia a investigação‑ação e como técnicas e instrumentos de recolha de dados, a análise documental, a observação (notas de campo) e a conversação (a apresentação e problematização dos processos vividos por cada equipa). As práticas de autoavaliação dos formandos foram objeto de questionamento, dando lugar a processos de maturação, organizacional e individual. Verificou‑se a (des)construção de modelos, aliando‑se o (des)envolvimento individual ao trabalho colaborativo e à partilha de responsabilidades. A investigação‑ação – permitindo operacionalizar os pressupostos de criação de espaços de reflexividade – traduziu ela própria um meio de desenvolvimento profissional dos professores e da organização. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Investigação‑formação‑ação | pt_PT |
dc.subject | Autoavaliação | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento organizacional | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.title | Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - GIPAE - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Costa & Almeida Autoavaliação.pdf | 201,03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.