Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/38383
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage73pt_PT
degois.publication.issue47pt_PT
degois.publication.lastPage93pt_PT
degois.publication.locationPortopt_PT
degois.publication.titleEducação, Sociedade & Culturaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC47Estela.pdfpt_PT
dc.contributor.authorCosta, Estela-
dc.contributor.authorAlmeida, Marta-
dc.date.accessioned2019-05-23T08:16:49Z-
dc.date.available2019-05-23T08:16:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCosta, E., & Almeida, M. (2016). Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores. Educação, Sociedade & Culturas, 47, 73-93.pt_PT
dc.identifier.issn0872-7643-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/38383-
dc.description.abstractO artigo resulta de um trabalho de análise das representações e práticas de autoavaliação realizadas em oito agrupamentos de escolas portuguesas e inscreve‑se num processo de formação das suas equipas internas de avaliação institucional. Tomou‑se como metodologia a investigação‑ação e como técnicas e instrumentos de recolha de dados, a análise documental, a observação (notas de campo) e a conversação (a apresentação e problematização dos processos vividos por cada equipa). As práticas de autoavaliação dos formandos foram objeto de questionamento, dando lugar a processos de maturação, organizacional e individual. Verificou‑se a (des)construção de modelos, aliando‑se o (des)envolvimento individual ao trabalho colaborativo e à partilha de responsabilidades. A investigação‑ação – permitindo operacionalizar os pressupostos de criação de espaços de reflexividade – traduziu ela própria um meio de desenvolvimento profissional dos professores e da organização.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Portopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectInvestigação‑formação‑açãopt_PT
dc.subjectAutoavaliaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.titleFormação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professorespt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:IE - GIPAE - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Costa & Almeida Autoavaliação.pdf201,03 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.