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http://hdl.handle.net/10451/35699
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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degois.publication.firstPage | 345 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 362 | pt_PT |
degois.publication.location | Salvador | pt_PT |
degois.publication.title | Questões sócio-científicas: Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas | pt_PT |
dc.contributor.author | Marques, Ana Rita | - |
dc.contributor.author | Reis, Pedro | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-06T17:10:51Z | - |
dc.date.available | 2018-12-06T17:10:51Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Marques, R., & Reis, P. (2018). Geoengenharia do clima: uma controvérsia sociocientífica sobre a responsabilidade na manipulação do clima. In D. M. Conrado, & N. Nunes-Neto (Orgs.), Questões sócio-científicas: Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas (pp. 345-362). Salvador: EDUFBA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-85-232-1656-6 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/35699 | - |
dc.description.abstract | Este capítulo pretende apresentar uma sequência possível de atividades, organizadas segundo o modelo dos 5E de Rodger Bybee, no âmbito da estratégia de ensino Inquiry-Based Science Education (IBSE) que, incidindo na IIR no âmbito da GC, permitam perspetivar a manipulação intencional do clima como um domínio de investigação científica controverso que exige, por isso, responsabilidade. Em virtude da necessidade de sensibilizar os cidadãos para: as questões que o tema envolve; a compreensão dos papéis dos diferentes agentes e grupos envolvidos na problemática; o entendimento das interações entre a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente (CTSA), a sequência de atividades propõe o desenvolvimento, a construção e a apresen- tação de uma exposição pelos alunos − processo entendido e explicitamente abordado enquanto estratégia de ativismo coletivo fundamentado em investigação. A secção seguinte apresenta a controvérsia sociocientífica, indicando-se os níveis de ensino a que se aplica e das áreas do conhecimento que mobiliza, as questões de investiga- ção que suscita aos alunos, os objetivos de aprendizagem que visa atingir e os meios para que a sua aplicação se concretize. Por último, apresentam-se as considerações finais. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | EDUFBA | pt_PT |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/612367/EU | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Controvérsia sociocientífica | pt_PT |
dc.subject | Investigação e inovação responsáveis | pt_PT |
dc.subject | Ativismo | pt_PT |
dc.subject | Educação em ciências | pt_PT |
dc.subject | IRRESISTIBLE | pt_PT |
dc.subject | Inquiry-based science education | pt_PT |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_PT |
dc.subject | CTS | pt_PT |
dc.title | Geoengenharia do clima: uma controvérsia sociocientífica sobre a responsabilidade na manipulação do clima | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - GIDC - Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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GEOENGENHARIA DO CLIMA UMA CONTROVÉRSIA SOCIOCIENTÍFICA SOBRE A RESPONSABILIDADE NA MANIPULAÇÃO DO CLIMA.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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