Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/35256
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage59pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.lastPage67pt_PT
degois.publication.locationZaragozapt_PT
degois.publication.titleIbersidpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.ibersid.eu/ojs/index.php/ibersid/article/view/4437/3912pt_PT
dc.contributor.authorLopes, Carlos Alberto-
dc.contributor.authorAntunes, Maria da Luz-
dc.contributor.authorSanches, Tatiana-
dc.date.accessioned2018-11-02T15:15:04Z-
dc.date.available2018-11-02T15:15:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLopes, C. A., Antunes, M. L., & Sanches, T. (2018). Contributos da literacia da informação para a ciência aberta. IBERSID: Revista de Sistemas de Información y Documentación, 12(1), 59-67.pt_PT
dc.identifier.issn1888-0967-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/35256-
dc.description.abstractO campo de atuação da Ciência Aberta traduz-se num processo colaborativo, transparente. de disse-minação, criação e de transferência de conhecimen-to, acessível à investigação e assente nos princípios do acesso aberto. Os investigadores, munidos de um conjunto de competências de literacia da infor-mação, adquirem a aptidão, em ambientes de in-formação impressa ou digital, e tendo por base o seu próprio pensamento crítico e reflexivo, de trans-formar a informação em novo conhecimento. Este artigo explora a integração dos conceitos da Ciência Aberta na literacia da informação. Apresenta-se uma reflexão teórica que evidencia os contributos da literacia da informação em contexto académico e na dinâmica da produção de ciência.pt_PT
dc.description.abstractEl campo de actuación de la Ciencia Abierta se traduce en un proceso colaborativo, transparente, de diseminación, creación y transferencia de conocimiento, accesible a la investigación y basado en los principios del acceso abierto. Los diferentes agentes del proceso de investigación, dotados de un conjunto de competencias de alfabetización de la información, adquieren la aptitud —en ambientes de información impresa o digital, y partiendo de su propio pensamiento crítico y reflexivo— de transformar la información en nuevo conocimiento. Este artículo explora la integración de los conceptos de la Ciencia Abierta en la alfabetización de la información. Se presenta una reflexión teórica que evidencia las contribuciones de la alfabetización de la información en el contexto académico y en la dinámica de la producción de ciencia. Se concluye que la alfabetización de la información se asume como una herramienta de aprendizaje esencial para el desarrollo de la Ciencia Abierta, potenciando el entendimiento crítico de los contenidos, junto con el desarrollo y el progreso de la investigación.pt_PT
dc.description.abstractThe scope of Open Science translates into a collaborative, transparent process of dissemination, creation, and transfer of knowledge, accessible to research and based on the principles of open access. The different agents of the research process, equipped with a set of information literacy skills, acquire the ability, in print or digital information environments, and based on their own critical and reflexive thinking, to transform information into new knowledge. This article explores the integration of Open Science concepts in information literacy. It presents a theoretical reflection that shows the contributions of information literacy in the academic context and in the dynamics of the production of science. It is concluded that information literacy is an essential learning tool for the development of Open Science, enhancing the critical understanding of content, as well as the development and progress of research.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidad de Zaragozapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectLiteracia da informaçãopt_PT
dc.subjectCiência Abertapt_PT
dc.subjectAcesso Abertopt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectConhecimentopt_PT
dc.titleContributos da literacia da informação para a ciência abertapt_PT
dc.title.alternativeLa contribución de la alfabetización informacional a la ciencia abiertapt_PT
dc.title.alternativeThe contribution of information literacy to open sciencept_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volume12pt_PT
Aparece nas colecções:IE - GICFP - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IBERSID_LopesAntunesSanches.pdf382,46 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.