Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/34127
Título: | A formação ativa de professores – um projeto de investigação-formação com integração das tecnologias digitais |
Autor: | Rodrigues, Ana Luísa |
Palavras-chave: | Formação contínua de professores Formação ativa Tecnologias digitais |
Data: | 2017 |
Editora: | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Citação: | Rodrigues, A. L. (2017). A formação ativa de professores – um projeto de investigação-formação com integração das tecnologias digitais. Investigar em Educação, 6, 199-223. |
Resumo: | A presente investigação teve como propósito identificar as bases teóricas e práticas de um modelo de formação que permita uma inovação das metodologias de ensino-aprendizagem com integração pedagógica das tecnologias digitais e contribua para o desenvolvimento profissional docente. Este modelo de formação, fundamentado em correntes pedagógicas identificadas, caracteriza-se por uma gestão flexível do processo formativo com utilização de metodologias e estratégias ativas de aprendizagem que potenciem a construção de competências dos professores e, em simultâneo, através de um processo de isomorfismo, a transferência de competências para os seus alunos. Com base numa abordagem predominantemente qualitativa complementada com questionários, a componente empírica foi implementada através de um projeto de investigação-formação numa determinada comunidade educativa. Na linha de um contributo para o desenvolvimento de uma cultura digital na escola, procurou-se delinear um modelo específico de formação – a Formação Ativa – ajustado ao desenvolvimento profissional e humano no contexto da futura sociedade do conhecimento. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/34127 |
ISSN: | 2183-1793 |
Versão do Editor: | http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/126/127 |
Aparece nas colecções: | IE - GIPAE - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
126-510-1-PB_A formação ativa de professores – um projeto de investigação-formação.pdf | 554,24 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.