Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/34127
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage199pt_PT
degois.publication.issue6pt_PT
degois.publication.lastPage223pt_PT
degois.publication.titleInvestigar em Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/126/127pt_PT
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Luísa-
dc.date.accessioned2018-07-10T09:28:06Z-
dc.date.available2018-07-10T09:28:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRodrigues, A. L. (2017). A formação ativa de professores – um projeto de investigação-formação com integração das tecnologias digitais. Investigar em Educação, 6, 199-223.pt_PT
dc.identifier.issn2183-1793-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/34127-
dc.description.abstractA presente investigação teve como propósito identificar as bases teóricas e práticas de um modelo de formação que permita uma inovação das metodologias de ensino-aprendizagem com integração pedagógica das tecnologias digitais e contribua para o desenvolvimento profissional docente. Este modelo de formação, fundamentado em correntes pedagógicas identificadas, caracteriza-se por uma gestão flexível do processo formativo com utilização de metodologias e estratégias ativas de aprendizagem que potenciem a construção de competências dos professores e, em simultâneo, através de um processo de isomorfismo, a transferência de competências para os seus alunos. Com base numa abordagem predominantemente qualitativa complementada com questionários, a componente empírica foi implementada através de um projeto de investigação-formação numa determinada comunidade educativa. Na linha de um contributo para o desenvolvimento de uma cultura digital na escola, procurou-se delinear um modelo específico de formação – a Formação Ativa – ajustado ao desenvolvimento profissional e humano no contexto da futura sociedade do conhecimento.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectFormação contínua de professorespt_PT
dc.subjectFormação ativapt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.titleA formação ativa de professores – um projeto de investigação-formação com integração das tecnologias digitaispt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volumeIIª Sériept_PT
Aparece nas colecções:IE - GIPAE - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
126-510-1-PB_A formação ativa de professores – um projeto de investigação-formação.pdf554,24 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.