Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/34127
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.firstPage | 199 | pt_PT |
degois.publication.issue | 6 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 223 | pt_PT |
degois.publication.title | Investigar em Educação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/126/127 | pt_PT |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ana Luísa | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-10T09:28:06Z | - |
dc.date.available | 2018-07-10T09:28:06Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, A. L. (2017). A formação ativa de professores – um projeto de investigação-formação com integração das tecnologias digitais. Investigar em Educação, 6, 199-223. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2183-1793 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/34127 | - |
dc.description.abstract | A presente investigação teve como propósito identificar as bases teóricas e práticas de um modelo de formação que permita uma inovação das metodologias de ensino-aprendizagem com integração pedagógica das tecnologias digitais e contribua para o desenvolvimento profissional docente. Este modelo de formação, fundamentado em correntes pedagógicas identificadas, caracteriza-se por uma gestão flexível do processo formativo com utilização de metodologias e estratégias ativas de aprendizagem que potenciem a construção de competências dos professores e, em simultâneo, através de um processo de isomorfismo, a transferência de competências para os seus alunos. Com base numa abordagem predominantemente qualitativa complementada com questionários, a componente empírica foi implementada através de um projeto de investigação-formação numa determinada comunidade educativa. Na linha de um contributo para o desenvolvimento de uma cultura digital na escola, procurou-se delinear um modelo específico de formação – a Formação Ativa – ajustado ao desenvolvimento profissional e humano no contexto da futura sociedade do conhecimento. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Formação contínua de professores | pt_PT |
dc.subject | Formação ativa | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_PT |
dc.title | A formação ativa de professores – um projeto de investigação-formação com integração das tecnologias digitais | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.volume | IIª Série | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - GIPAE - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
126-510-1-PB_A formação ativa de professores – um projeto de investigação-formação.pdf | 554,24 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.