Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/33021
Título: | Cyberbullying e ambiente escolar: Um estudo exploratório e colaborativo entre a escola e a universidade |
Autor: | Freire, Isabel Alves, Maria Manuela Breia, Ana Paula Conceição, Diana Fragoso, Lénia |
Palavras-chave: | Cyberbullying Ambiente escolar Discriminação Colaboração escola-universidade |
Data: | 2013 |
Editora: | Imprensa da Universidade de Coimbra |
Citação: | Freire, I., Alves, M. M., Breia, A. P., Conceição, D., & Fragoso, L. (2013). Cyberbullying e ambiente escolar: Um estudo exploratório e colaborativo entre a escola e a universidade. Revista Portuguesa de Pedagogia, 47(2), 43-64. doi: http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_3 |
Resumo: | Neste texto apresenta ‑se um estudo sobre a temática do cyberbullying, realizado com os alunos do 8º ano de escolaridade de uma escola privada. Faz ‑se uma descrição do fenómeno em estudo naquela realidade educativa e evidenciam ‑se algumas relações com o ambiente relacional e social da escola, com base na análise de dados recolhidos através de um questionário de respostas fechadas e abertas. Observou ‑se que, nesta amostra de alunos, o contacto com o cyberbullying apresenta uma incidência relativamente alta, e que este fenómeno se liga às relações escolares entre pares, parecendo que a intimidação presencial é transposta para o ciberespaço. Os resultados da análise revelam ainda que uma importante parte dos jovens são observadores do fenómeno. Parecem existir alguns indícios de associação entre a incidência relativamente alta de cyberbullying e o ambiente sociorelacional da escola, onde alguns alunos se sentem discriminados. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/33021 |
DOI: | http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_3 |
ISSN: | 0870-418X |
Versão do Editor: | https://www.uc.pt/fpce/rppedagogia |
Aparece nas colecções: | IE - GICFP - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Freire et al.pdf | 158,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.