Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/33021
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.firstPage | 43 | pt_PT |
degois.publication.issue | 2 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 64 | pt_PT |
degois.publication.location | Coimbra | pt_PT |
degois.publication.title | Revista Portuguesa de Pedagogia | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.uc.pt/fpce/rppedagogia | pt_PT |
dc.contributor.author | Freire, Isabel | - |
dc.contributor.author | Alves, Maria Manuela | - |
dc.contributor.author | Breia, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Conceição, Diana | - |
dc.contributor.author | Fragoso, Lénia | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-26T14:32:13Z | - |
dc.date.available | 2018-04-26T14:32:13Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Freire, I., Alves, M. M., Breia, A. P., Conceição, D., & Fragoso, L. (2013). Cyberbullying e ambiente escolar: Um estudo exploratório e colaborativo entre a escola e a universidade. Revista Portuguesa de Pedagogia, 47(2), 43-64. doi: http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_3 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0870-418X | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/33021 | - |
dc.description.abstract | Neste texto apresenta ‑se um estudo sobre a temática do cyberbullying, realizado com os alunos do 8º ano de escolaridade de uma escola privada. Faz ‑se uma descrição do fenómeno em estudo naquela realidade educativa e evidenciam ‑se algumas relações com o ambiente relacional e social da escola, com base na análise de dados recolhidos através de um questionário de respostas fechadas e abertas. Observou ‑se que, nesta amostra de alunos, o contacto com o cyberbullying apresenta uma incidência relativamente alta, e que este fenómeno se liga às relações escolares entre pares, parecendo que a intimidação presencial é transposta para o ciberespaço. Os resultados da análise revelam ainda que uma importante parte dos jovens são observadores do fenómeno. Parecem existir alguns indícios de associação entre a incidência relativamente alta de cyberbullying e o ambiente sociorelacional da escola, onde alguns alunos se sentem discriminados. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | pt_PT |
dc.relation | Projeto financiado pela FCT - PTDC/CPE-CED/108563/2008 | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Cyberbullying | pt_PT |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_PT |
dc.subject | Discriminação | pt_PT |
dc.subject | Colaboração escola-universidade | pt_PT |
dc.title | Cyberbullying e ambiente escolar: Um estudo exploratório e colaborativo entre a escola e a universidade | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.volume | 47 | pt_PT |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_3 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - GICFP - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Freire et al.pdf | 158,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.