Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/32762
Título: Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas
Autor: Galvão, Cecília
Ponte, João Pedro da
Jonis, Mírian
Faria, Cláudia
Chagas, Isabel
Kullberg, Carla
Baptista, Mónica
Onofre, Marcos
Martins, Maria João
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Mestrado em ensino
Relação teoria-prática
Iniciação à prática profissional
Relação universidade-escola
Relatório da prática de ensino supervisionada
Data: Fev-2018
Editora: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Citação: Galvão, C., Ponte, J. P., Jonis, M., Faria, C., Chagas, I., Kullberg, C., . . . Henriques, A. (2018). Práticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicas. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
Resumo: Este livro surgiu como produto do trabalho de investigação realizado por uma equipa na Universidade de Lisboa, que sentiu necessidade de promover a discussão reflexiva sobre práticas de formação nos Mestrados em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física da Universidade de Lisboa. Os dados recolhidos e a sua análise deram origem a uma grande quantidade de informação, muito rica, diversa, com particularidades mais acentuadas, por vezes, numa determinada área científica. A discussão subsequente permitiu perceber a existência de certas características importantes no funcionamento dos cursos de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física, identificando-se aspetos relevantes que emergem do que é comum e do que se configura como exemplo nesses cursos de Mestrado em Ensino. Dá-se atenção, em primeiro lugar, a uma caracterização global, introdutória, dos próprios cursos de Mestrado em ensino e a aspetos teóricos relacionados com a formação inicial. Considerou-se, em seguida, definir como particularidades a serem exploradas os modos como cada área percebe algumas situações, mesmo que de um modo geral estejam presentes em todas elas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/32762
ISBN: 978-989-8753-42-7
Versão do Editor: http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/praticas-formacao-inicial-professores-participantes-dinamicas
Aparece nas colecções:IE - GIDC - Livros



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.