Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/32762
Título: | Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas |
Autor: | Galvão, Cecília Ponte, João Pedro da Jonis, Mírian Faria, Cláudia Chagas, Isabel Kullberg, Carla Baptista, Mónica Onofre, Marcos Martins, Maria João |
Palavras-chave: | Formação inicial de professores Mestrado em ensino Relação teoria-prática Iniciação à prática profissional Relação universidade-escola Relatório da prática de ensino supervisionada |
Data: | Fev-2018 |
Editora: | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
Citação: | Galvão, C., Ponte, J. P., Jonis, M., Faria, C., Chagas, I., Kullberg, C., . . . Henriques, A. (2018). Práticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicas. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. |
Resumo: | Este livro surgiu como produto do trabalho de investigação realizado por uma equipa na Universidade de Lisboa, que sentiu necessidade de promover a discussão reflexiva sobre práticas de formação nos Mestrados em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física da Universidade de Lisboa. Os dados recolhidos e a sua análise deram origem a uma grande quantidade de informação, muito rica, diversa, com particularidades mais acentuadas, por vezes, numa determinada área científica. A discussão subsequente permitiu perceber a existência de certas características importantes no funcionamento dos cursos de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física, identificando-se aspetos relevantes que emergem do que é comum e do que se configura como exemplo nesses cursos de Mestrado em Ensino. Dá-se atenção, em primeiro lugar, a uma caracterização global, introdutória, dos próprios cursos de Mestrado em ensino e a aspetos teóricos relacionados com a formação inicial. Considerou-se, em seguida, definir como particularidades a serem exploradas os modos como cada área percebe algumas situações, mesmo que de um modo geral estejam presentes em todas elas. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/32762 |
ISBN: | 978-989-8753-42-7 |
Versão do Editor: | http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/praticas-formacao-inicial-professores-participantes-dinamicas |
Aparece nas colecções: | IE - GIDC - Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Práticas de Formação Inicial de Professores_Participantes e Dinâmicas_C. Galvão & J. P. Ponte.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Praticas de Formacao Inicial de Professores_ P Galvao, & Joao Pedro da Ponte (Organizadores).epub | 403,88 kB | Adobe Digital Editions | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.