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http://hdl.handle.net/10451/32327
Título: | Investigação-ação na formação contínua de educadoras de infância |
Autor: | Sobral, Catarina Caetano, Ana |
Palavras-chave: | Investigação-ação Formação de professores Mediação de conflitos |
Data: | Jul-2016 |
Editora: | Universidade do Minho, Centro de Investigação em Estudos da Criança |
Citação: | Sobral, C., & Caetano, A. P. (2016). Investigação-ação na formação contínua de educadoras de infância. EstreiaDiálogos, 1(1), 40-54. |
Resumo: | Este artigo centra-se num estudo sobre formação de educadoras de infância, na temática da mediação de conflitos. A metodologia utilizada foi essencialmente de natureza qualitativa, envolvendo a realização de um estudo de caso de investigação-ação. Os principais objetivos foram compreender como é que a investigação-ação em contexto colaborativo se constitui como modalidade de formação de educadoras participantes no domínio da gestão de conflitos e compreender as repercussões da formação, nomeadamente nas práticas das educadoras, tal como são percecionadas pelas próprias. Os resultados apontam para mudanças nas perspetivas e práticas das educadoras relativas ao conflito entre crianças, nomeadamente no sentido de estarem mais atentas à ocorrência das situações, se sentirem mais competentes para lidar com essas situações e de desenvolverem estratégias mediadoras favorecedoras, nas crianças, de uma maior autonomia e de atitudes e valores de respeito, responsabilidade, aceitação da diferença e interajuda. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/32327 |
ISSN: | 2183-8402 |
Versão do Editor: | http://issuu.com/aeminium/docs/n1_revista_estreiadialogos/5?e=4491882/37257441 |
Aparece nas colecções: | IE - GICFP - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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eb8d33_e90b64e8db4946b38225891a407610e7 (1).pdf | 607,25 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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