Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/32327
Título: Investigação-ação na formação contínua de educadoras de infância
Autor: Sobral, Catarina
Caetano, Ana
Palavras-chave: Investigação-ação
Formação de professores
Mediação de conflitos
Data: Jul-2016
Editora: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Estudos da Criança
Citação: Sobral, C., & Caetano, A. P. (2016). Investigação-ação na formação contínua de educadoras de infância. EstreiaDiálogos, 1(1), 40-54.
Resumo: Este artigo centra-se num estudo sobre formação de educadoras de infância, na temática da mediação de conflitos. A metodologia utilizada foi essencialmente de natureza qualitativa, envolvendo a realização de um estudo de caso de investigação-ação. Os principais objetivos foram compreender como é que a investigação-ação em contexto colaborativo se constitui como modalidade de formação de educadoras participantes no domínio da gestão de conflitos e compreender as repercussões da formação, nomeadamente nas práticas das educadoras, tal como são percecionadas pelas próprias. Os resultados apontam para mudanças nas perspetivas e práticas das educadoras relativas ao conflito entre crianças, nomeadamente no sentido de estarem mais atentas à ocorrência das situações, se sentirem mais competentes para lidar com essas situações e de desenvolverem estratégias mediadoras favorecedoras, nas crianças, de uma maior autonomia e de atitudes e valores de respeito, responsabilidade, aceitação da diferença e interajuda.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/32327
ISSN: 2183-8402
Versão do Editor: http://issuu.com/aeminium/docs/n1_revista_estreiadialogos/5?e=4491882/37257441
Aparece nas colecções:IE - GICFP - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
eb8d33_e90b64e8db4946b38225891a407610e7 (1).pdf607,25 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.