Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/31431
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.firstPage | 267 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 275 | pt_PT |
degois.publication.location | Ramada | pt_PT |
degois.publication.title | Supervisão, Liderança e Inclusão | pt_PT |
dc.contributor.author | Costa, Estela | - |
dc.contributor.author | Almeida, Marta | - |
dc.contributor.author | Pinho, Ana Sofia | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-05T16:08:22Z | - |
dc.date.available | 2018-02-05T16:08:22Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Costa, E., Almeida, M., & Pinho, A. S. (2017). Papéis do gestor escolar, liderança pedagógica e desafios organizacionais na implementação do projeto-piloto de ensino bilingue precoce no 1º CEB. In M. Anjos Cohen (Org.), Supervisão, liderança e inclusão (pp.267-275). Ramada: Edições Pedago. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8655-77-6 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/31431 | - |
dc.description.abstract | O projeto-piloto “Ensino Bilingue Precoce no 1º CEB” decorre, em Portugal, desde 2011/2012, sob a tutela do Ministério da Educação e Ciência, com a finalidade de se implementar o ensino bilingue precoce em inglês. O projeto foi objeto de um estudo de avaliação externa assente num design de estudos de caso múltiplos, com recurso a entrevistas semiestruturadas, tendo sido possível analisar as perceções das direções e das estruturas intermédias dos seis Agrupamentos de Escola participantes quanto às seguintes questões: desafios organizacionais, processos de tomada de decisão e mecanismos de liderança pedagógica envolvidos na implementação e gestão do Projeto. A análise efetuada permitiu desacar a importância da liderança das direções e estruturas intermédias, que desempenham papéis interpessoais, informacionais e decisionais, bem como os desafios organizacionais patentes na capacidade demonstrada na integração do Projeto no Projeto Educativo de cada escola e na gestão de uma política territorial passível de pôr em relação os diferentes atores, desenvolvendo as relações externas e promovendo publicamente o Projeto junto da comunidade. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Pedago | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Gestão e organização escolar | pt_PT |
dc.subject | Liderança pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Estruturas intermédias | pt_PT |
dc.subject | Gestão de projetos | pt_PT |
dc.title | Papéis do gestor escolar, liderança pedagógica e desafios organizacionais na implementação do projeto-piloto de ensino bilingue precoce no 1º CEB | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - GIPAE - Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Costa_Almeida Pinho_2017_Papeis do gestor escolar.pdf | 31,29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.