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Título: Aprendizagem em ambientes LMS – Estudo comparativo entre o grau de satisfação de alunos de ensino presencial e alunos de ensino online
Autor: Oliveira, Carla
Franco, Gualter
Dorotea, Nuno
Moita, Pedro
Carvalho, Sérgio
Pedro, N.
Lemos, Susana
Palavras-chave: Ensino à distância
Ensino presencial
Alunos
Satisfação
Data: 2012
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citação: Oliveira, C., Franco, G., Dorotea, N., Moita, P. Carvalho, S., Pedro, N., & Lemos, S. (2012). Aprendizagem em ambientes LMS – Estudo comparativo entre o grau de satisfação de alunos de ensino presencial e alunos de ensino online. In Matos, J. F. (org), Actas do II Congresso Internacional TIC e Educação – Em direção à educação 2.0 (pp. 3091-3113). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Resumo: O presente estudo teve como finalidade analisar a existência de diferenças nos níveis de satisfação entre alunos do ensino presencial e alunos online que frequentaram uma mesma unidade curricular (UC), ministrada totalmente à distância, num Instituto de Ensino Superior nacional no ano letivo 2011/2012. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise de dados, obtidos através de um questionário online. O estudo contou com 22 participantes e centrou-se na análise das seguintes dimensões: currículo, docentes/tutores, conteúdos, materiais, metodologias, sistemas de avaliação e infraestrutura. Os resultados mostram que não se encontraram diferenças significativas relativamente aos níveis globais de satisfação e às diferentes dimensões estudadas entre os dois grupos de estudantes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/26444
ISBN: 978-989-96999-8-4
Versão do Editor: http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/328.pdf
Aparece nas colecções:IE - GIETS - Comunicações e Conferências



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