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http://hdl.handle.net/10451/26442
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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degois.publication.firstPage | 3703 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 3714 | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa | pt_PT |
degois.publication.title | Actas do II Congresso Internacional TIC e Educação – Em direção à educação 2.0 | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/377.pdf | pt_PT |
dc.contributor.author | Gonçalves, João | - |
dc.contributor.author | Pedro, N. | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-09T09:42:46Z | - |
dc.date.available | 2017-02-09T09:42:46Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Gonçalves, J., & Pedro, N. (2012). Social network analysis no ensino a distância: metodologia de avaliação das dinâmicas estabelecidas. In J. F. Matos (Org.), Actas do II Congresso Internacional TIC e Educação – Em direção à educação 2.0 (pp. 3703-3714). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/26442 | - |
dc.description.abstract | Recentemente, tem-se assistido a uma crescente adesão às plataformas LMS no suporte a iniciativas de ensino em e-learning ou b-learning) por parte das instituições de formação e ensino superior. Desse modo, é necessário explorar novas metodologias de trabalho e de análise da interacção em tais ambientes. A análise da dimensão colaborativa de actividades realizadas em contexto de educação a distância, nomeadamente a ligada à comunicação estabelecida em fóruns de discussão online revela vantagem em suportar-se em metodologias de representação e análise de dados relacionais, em particular, as ligadas à Social Network Analysis (análise de redes sociais). Com este método, é-nos dada a possibilidade de perceber a estrutura constitutiva da rede de trabalho formada as modificações por esta sofrida em função de diferentes dinâmicas de interacção fomentadas, o posicionamento e o papel que cada sujeito exerce no seu interior, a flutuação ou estabilidade em tais posições de maior ou menor relevância na formação da rede. Assim, na presente investigação, pretende-se introduzir a Social Network Analysis como uma ferramenta analítica fundamental para o desenvolvimento de um sentido de comunidade de aprendizagem online e para o design de propostas de actividades diversificadas e eficientes. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Social network analysis | pt_PT |
dc.subject | Fóruns de discussão online | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.title | Social network analysis no ensino a distância: metodologia de avaliação das dinâmicas estabelecidas | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - GIETS - Comunicações e Conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Social_Network_Analysis_no_ensino_a_distância_Metodologia_de_avaliacao_das_dinamicas_estabelecidas.pdf | 515,7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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