Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/26442
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage3703pt_PT
degois.publication.lastPage3714pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleActas do II Congresso Internacional TIC e Educação – Em direção à educação 2.0pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/377.pdfpt_PT
dc.contributor.authorGonçalves, João-
dc.contributor.authorPedro, N.-
dc.date.accessioned2017-02-09T09:42:46Z-
dc.date.available2017-02-09T09:42:46Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationGonçalves, J., & Pedro, N. (2012). Social network analysis no ensino a distância: metodologia de avaliação das dinâmicas estabelecidas. In J. F. Matos (Org.), Actas do II Congresso Internacional TIC e Educação – Em direção à educação 2.0 (pp. 3703-3714). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/26442-
dc.description.abstractRecentemente, tem-se assistido a uma crescente adesão às plataformas LMS no suporte a iniciativas de ensino em e-learning ou b-learning) por parte das instituições de formação e ensino superior. Desse modo, é necessário explorar novas metodologias de trabalho e de análise da interacção em tais ambientes. A análise da dimensão colaborativa de actividades realizadas em contexto de educação a distância, nomeadamente a ligada à comunicação estabelecida em fóruns de discussão online revela vantagem em suportar-se em metodologias de representação e análise de dados relacionais, em particular, as ligadas à Social Network Analysis (análise de redes sociais). Com este método, é-nos dada a possibilidade de perceber a estrutura constitutiva da rede de trabalho formada as modificações por esta sofrida em função de diferentes dinâmicas de interacção fomentadas, o posicionamento e o papel que cada sujeito exerce no seu interior, a flutuação ou estabilidade em tais posições de maior ou menor relevância na formação da rede. Assim, na presente investigação, pretende-se introduzir a Social Network Analysis como uma ferramenta analítica fundamental para o desenvolvimento de um sentido de comunidade de aprendizagem online e para o design de propostas de actividades diversificadas e eficientes.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectSocial network analysispt_PT
dc.subjectFóruns de discussão onlinept_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.titleSocial network analysis no ensino a distância: metodologia de avaliação das dinâmicas estabelecidaspt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:IE - GIETS - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Social_Network_Analysis_no_ensino_a_distância_Metodologia_de_avaliacao_das_dinamicas_estabelecidas.pdf515,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.