Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/26439
Título: | Formação, autoeficácia e uso das TIC pelos professores: efeitos de iniciativas formais e informais de formação nas práticas com TIC |
Autor: | Piedade, João Pedro, N. |
Palavras-chave: | Tecnologia educativa Formação de professores em TIC Autoeficácia Utilização das TIC |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade Católica Editora |
Citação: | Piedade, J., & Pedro, N. (2012). Formação, autoeficácia e uso das TIC pelos professores: efeitos de iniciativas formais e informais de formação nas práticas com TIC. In COIED 2012 - II Conferência Online de Informática Educacional (pp. 126-132). Porto: Universidade Católica Editora. |
Resumo: | O presente artigo relata um estudo desenvolvido junto de 103 professores de uma escola do ensino básico e secundário, em que entre outros objetivos, se pretendeu analisar a eficiência de duas abordagens na formação de professores em TIC, iniciativas formais (ações de formação creditadas) e iniciativas informais (eg. Workshops e ações de curta duração). A análise foi conduzida considerando o impacto percebido pelos docentes das iniciativas de formação formais e informais e do número de iniciativas frequentadas, colocando em evidência dois construtos diferentes: (a) perceção da utilização das TIC nas práticas profissionais, e (b) autoeficácia no uso das tecnologias. Os dados obtidos revelaram diferenças significativas tendo em consideração a formalidade ou a informalidade das iniciativas de formação. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/26439 |
Aparece nas colecções: | IE - GIETS - Comunicações e Conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_COIED2012.pdf | 310,88 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.