Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/24999
Título: Análise de um modelo de formação inicial de professores de educação infantil
Autor: Guimarães, Célia Maria
Reis, Pedro
Palavras-chave: Formação de professores
Educação de infância
Prática profissional
Data: 2015
Editora: Autores Associados
Citação: Guimarães, C. M., & Reis, P. (2015). Análise de um modelo de formação inicial de professores de educação infantil. In Spada, A. C., Gonçalves, L. J., & Passos, V. M. A. (org.), Educação infantil e formação de professores (pp. 175-200). Campinas, SP: Autores Associados.
Resumo: Nos limites desse texto analisaremos o modelo português de formação inicial superior de professores da educação infantil da Escola Superior de Educação de Santarém, em Portugal (doravante ese-Santarém-pt), relativamente à prática profissional, considerada o seu componente principal e organizador dos processos de profissionalidade do professor. A escrita se organizará em torno da explicitação da metodologia de investigação, da contextualização do modelo, seguida de sua apreciação. A investigação da qual deriva o presente texto ocorreu no âmbito de um estágio pós-doutoral no período de 2011-2012, que pretendeu estudar as representações sociais (doravante RS) que alunos em formação no Instituto Politécnico da ese-Santarém-pt (nas áreas de educação básica e de educação de infância1) e os seus ex-alunos estabelecem sobre a futura profissão, sobre a especificidade do trabalho do professor de crianças pequenas e sobre as crianças atendidas nos centros de educação infantil, investigando, particularmente, a profissionalidade docente e a proposta de estágio supervisionado desenvolvida nessa instituição e sua capacidade de promover a elaboração e/ou a transformação das rs estudadas. Para compor a reflexão proposta neste texto, enfatizaremos o modelo de formação inicial da instituição referida. Participaram do estudo os alunos em processo de formação inicial no Instituto Politécnico da ese-Santarém-pt que habilita para a docência na educação infantil (curso de 1º ciclo em educação básica e curso de 2º ciclo em educação de infância), bem como professores em exercício, ex-alunos certificados em anos anteriores a 2012 pelo modelo em análise. A instituição foi selecionada para o lócus da investigação por ser referência na formação de professores para a educação infantil e por ter um modelo peculiar de formação inicial e de supervisão pedagógica de estágio, ambos assentados em um conceito de profissionalidade docente. A opção metodológica da investigação fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, uma vez que esta se trata de “uma metodologia que enfatiza a descrição, a indução, a teoria fundamentada e o estudo das percepções pessoais” (Bogdan & Biklen, 1994, p. 21). A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso que se desenvolveu com base na investigação dos formandos do curso no ano de 2011 e de ex-alunos que exerciam a docência na etapa de educação infantil, em Portugal.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/24999
ISBN: 978-85-7496-344-0
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