Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/98053
Título: Balanço do acordo cooperação cambial entre Cabo Verde e Portugal : uma abordagem pela teoria das zonas monetárias óptimas
Autor: Mendonça, António
Palavras-chave: Acordo de cooperação cambial
Portugal - Cabo Verde
Teoria
Zonas monetárias óptimas
Integração monetária europeia
Investimento externo - Portugal – Cabo Verde
Análise Macroeconómica - Cabo Verde
Data: 2000
Editora: Banco de Cabo Verde
Citação: Mendonça, António .(2000). “Balanço do acordo cooperação cambial entre Cabo Verde e Portugal : uma abordagem pela teoria das zonas monetárias óptimas”, Conferência comemorativa do 24º Aniversário do Banco de Cabo Verde. Os desafios de uma economia em transição, Banco de Cabo Verde, Cidade da Praia, 22 e 23 de Junho, 2000.
Resumo: A problemática dos regimes monetários encontrou nos últimos anos, sobretudo no contexto da discussão do modelo de unificação monetária na Europa, uma referência fundamental na chamada teoria das zonas monetárias óptimas, Encontrando uma expressão fundadora no último prémio nobel, Robert Mundell através do artigo publicado em 1961 na American Economic Review, "A Theory of Optimum Currency Areas", a teoria desenvolveu-se ao longo da década de 60 e início da de 70 a partir dos contributos de MacKinmon (1963), Kenen (1969), Fleming (1971), Ingram (1973) e entre outros, até ser relegada para um plano relativamente secundário, na sequência da derrocada do sistema de Bretton-woods e da generalização do regime de câmbios flexíveis, até ser "redescoberta" cerca de vinte e cinco anos depois, para dar um novo e decisivo impulso à criação da moeda única na Europa. Presentemente, toda a discussão sobre as condições que devem existir para que um conjunto de países resolvam abdicar das suas moedas próprias para criar uma zona monetária de moeda única recorre, invariavelmente, à teoria das zonas monetárias óptimas, seja para saber se as condições de sucesso da introdução de uma moeda única estão reunidas, seja para saber, caso estas condições não estejam reunidas, mas havendo o desejo de avançar neste objectivo, quais os custos e os beneficios que cada país enfrenta neste processo. .
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/98053
Aparece nas colecções:ISA - Comunicações em Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AMENDONÇA.CONF. 2000..pdf540,01 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.