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http://hdl.handle.net/10400.5/97818
Título: | Contributo para validação de instrumento de avaliação qualitativa de lanches consumidos em contexto escolar no 1º ciclo do ensino básico : dados Sintra cresce saudável |
Autor: | Falcão, Cláudia Vanessa Lopes da Cunha Ataíde |
Orientador: | Sousa, Joana Nogueira, Telma |
Palavras-chave: | Avaliação qualitativa Prevenção Lanche escolar Educação alimentar Instrumento de avaliação Teses de mestrado - 2024 |
Data de Defesa: | 3-Out-2024 |
Resumo: | A alimentação equilibrada contribui para a aprendizagem, rendimento escolar, crescimento, desenvolvimento e estado de saúde do aluno. Os lanches representam aproximadamente 15-25% do aporte energético e nutricional diário. A avaliação da qualidade nutricional destas refeições em contexto escolar através de instrumento de avaliação permite aferir o impacto de políticas e programas implementados em ambiente escolar, bem como a sua qualidade nutricional. Objetivo: Contribuir para a validação de um instrumento de avaliação qualitativa de lanches consumidos em contexto escolar, ao nível do 1º ciclo de ensino básico. Materiais e Métodos: Estudo observacional transversal e analítico onde foram analisados 1379 lanches de crianças do 1º ciclo do ensino básico no Município de Sintra, participantes do Sintra Cresce Saudável. Como contributo para a validação do instrumento de avaliação de lanches, foi analisada a confiabilidade e concordância do instrumento desenvolvido, entre a avaliação do investigador e do professor, considerando o investigador treinado como gold standard. Resultados: O instrumento de avaliação mostrou ter uma confiabilidade elevada (a de Cronbach=0,8) e confiabilidade forte entre os observadores tanto para o lanche da manhã ( K = 0,670; p < 0,001; concordância = 81,7%) como para o lanche da tarde ( K = 0,626; p < 0,001; concordância = 75,5%). Segundo o registo do investigador, 48,7% dos lanches foram classificados com alimentos a promover e os subgrupos de alimentos mais consumidos foram a fruta fresca, óleos e gordura (manteiga como acompanhamento), o pão e tostas, charcutaria (o fiambre como acompanhamento) e produtos lácteos. Conclusão: O presente estudo contribuiu para a validação de um instrumento de avaliação qualitativa de lanches consumidos em contexto escolar, com elevada concordância nos resultados obtidos, mostrando-se uma ferramenta com confiabilidade elevada (a de Cronbach) e confiabilidade forte entre os observadores (Kappa de Cohen). Introduction: A balanced snack contributes to the student's learning, academic performance, growth, development, and overall health. The use of a snack assessment tool allows us to assess the impact of policies and programs implemented in school environments, as well as the quality of snacks consumed. Objective: To contribute to the validation of the qualitative assessment tool for snacks consumed in the primary school’s community. Materials and Methods: Cross-sectional and analytical observational study. A total of 1379 snacks from the community of primary schools in the municipality of Sintra, who participated in "Sintra Grows Healthy" were analyzed, according to the SCS protocol. As a contribution to the validation of the qualitative assessment tool, its reliability and agreement between the researcher's and teacher's assessments were analysed, considering the trained researcher as the gold standard. Results: Comparing the qualitative evaluation from the researcher's and teacher's records, the assessment tool demonstrated high reliability (Cronbach's α= 0.8) and strong reliability between observers for morning snacks (K = 0.670; p < 0.001 ; agreement = 81.7%) as for the afternoon snack (K = 0.626; p < 0.001; agreement = 75.5%). According to the researcher's record’s 48,7% of snacks were classified as food to promote. The most consumed food subgroups were fresh fruit, oils, and fats (butter as an accompaniment), bread and crackers, charcuterie (ham as an accompaniment), and dairy products. Conclusion: This study contributed to the validation of a qualitative assessment tool for snacks consumed in a school setting, with high agreement in the obtained results, proving to be a tool with high reliability (Cronbach's α) and strong interobserver reliability (Cohen’s Kappa). |
Descrição: | Tese de mestrado, Nutrição Clínica, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, 2024 |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/97818 |
Designação: | Mestrado em Nutrição Clínica |
Aparece nas colecções: | FM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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13505_Tese.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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