Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/96202
Título: | Fostering humanization in academic libraries: a case study about scaffolding autonomy and trust in students |
Outros títulos: | Promovendo a humanização em bibliotecas académicas: um estudo de caso sobre estruturar autonomia e confiança nos estudantes Promoviendo la humanización en las bibliotecas universitarias un estudio de caso sobre la estructuración de la autonomía y la confianza de los estudiantes |
Autor: | Sanches, Tatiana |
Palavras-chave: | University libraries Reference services Learning strategies Humanization Academic skills Bibliotecas universitárias Atendimento Estratégias de aprendizagem Humanização Competências académicas Bibliotecas universitarias Servicios de referencia Estrategias de aprendizaje Humanización Habilidades académicas Estudios de usuarios Estudios de caso Portugal |
Data: | 2024 |
Editora: | Ibersid: Revista De Sistemas De información Y documentación |
Citação: | Sanches, T. (2024). Fostering humanization in academic libraries: a case study about scaffolding autonomy and trust in students. Ibersid: Revista De Sistemas De información Y documentación, 18(2), 65–73. https://doi.org/10.54886/ibersid.v18i2.4993 |
Relatório da Série N.º: | 2; |
Resumo: | Socially, the role of libraries in contributing to the humanization of higher education, through proximity services, has become more important. Personalized service services in higher education libraries aim to promote equitable access to technologies, expand the skills of students and researchers, and encourage their autonomy and self-confidence, through more personalized pedagogical strategies. Human well-being, quality of life, or social problem resolution, combined with technological development, aligns with the principles of Society 5.0. In the present study, a survey was applied to 100 users of a higher education library in Portugal, over 3 years (including the COVID-19 years). Having selected the parameters involved in the humanization of services, the results, measured on a Likert scale from 1 (dissatisfied) to 4 (very satisfied), reveal improvements in user satisfaction with the quality of the collections, the personalized reference services, and the training & support offered. Challenges identified include adapting information resources to users' needs, promoting community inclusion, ensuring equitable and quality care, and providing training in advanced research skills. Higher education libraries play a fundamental role in higher education humanization, providing proximity services that contribute to developing students' autonomy and confidence. The positive satisfaction indicators suggest that humanization in higher education can be successfully achieved with the contribution of these services. Socialmente, o papel das bibliotecas no contributo para a humanização do ensino superior, através de serviços de proximidade, tornou-se mais importante. Os serviços de atendimento personalizado nas bibliotecas do ensino superior visam promover o acesso equitativo às tecnologias, ampliar as competências dos estudantes e investigadores e estimular a sua autonomia e autoconfiança, através de estratégias pedagógicas mais personalizadas. O bem-estar humano, a qualidade de vida ou a resolução de problemas sociais, aliados ao desenvolvimento tecnológico, alinham-se aos princípios da Sociedade 5.0. No presente estudo foi aplicado um inquérito a 100 utilizadores de uma biblioteca do ensino superior em Portugal, ao longo de 3 anos (incluindo os anos Covid). Selecionados os parâmetros envolvidos na humanização dos serviços, os resultados, medidos em escala Likert de 1 (insatisfeito) a 4 (muito satisfeito), revelam melhorias na satisfação dos usuários com a qualidade das coletas, o atendimento personalizado e o treinamento oferecido. Os desafios identificados incluem a adaptação dos recursos de informação às necessidades dos utilizadores, a promoção da inclusão comunitária, a garantia de cuidados equitativos e de qualidade e a prestação de formação em competências de investigação avançada. As bibliotecas do ensino superior desempenham um papel fundamental na humanização do ensino superior, prestando serviços de proximidade que contribuem para desenvolver a autonomia e a confiança dos estudantes. Os indicadores positivos de satisfação sugerem que a humanização no ensino superior pode ser alcançada com sucesso com a contribuição destes serviços. Se analiza el papel de las bibliotecas en la contribución a la humanización de la enseñanza superior, a través de los servicios de proximidad, y se presenta un estudio de satisfacción de los usuarios realizado en las bibliotecas de la Facultad de Psicología y el Instituto de Educación de la Universidad de Lisboa (Portugal). Se aplicó una encuesta a 100 usuarios de una biblioteca de enseñanza superior en Portugal, a lo largo de 3 años (incluyendo los años COVID-19). Una vez seleccionados los parámetros implicados en la humanización de los servicios, los resultados, medidos en una escala Likert de 1 (insatisfecho) a 4 (muy satisfecho), revelan mejoras en la satisfacción de los usuarios con la calidad de las colecciones, los servicios de referencia personalizados y la formación y el apoyo ofrecidos. Entre los retos identificados figuran la adaptación de los recursos de información a las necesidades de los usuarios, el fomento de la inclusión de la comunidad, la garantía de una atención equitativa y de calidad y la formación en técnicas avanzadas de investigación. Las bibliotecas de educación superior desempeñan un papel fundamental en la humanización de la educación superior, proporcionando servicios de proximidad que contribuyen a desarrollar la autonomía y la confianza de los estudiantes. Los indicadores positivos de satisfacción sugieren que la humanización en la enseñanza superior puede lograrse con éxito con estos servicios. |
Descrição: | This work was supported by National Funds through FCT-Portuguese Foundation for Science and Technology, I.P., under the scope of UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, UIDB/04107/2020, https://doi.org/10.54499/UIDB/04107/2020. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/96202 |
DOI: | https://doi.org/10.54886/ibersid.v18i2.4993 |
ISSN: | 1888-0967 |
Versão do Editor: | https://www.ibersid.eu/ojs/index.php/ibersid/article/view/4993 |
Aparece nas colecções: | IE - GICFP - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IBERSID 2024 Fostering humanization.pdf | 3,86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.