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http://hdl.handle.net/10400.5/22799
Título: | A5 traçados subtis : o espaço intermédio como suporte de continuidades : o caso de S. Domingos de Rana |
Outros títulos: | O espaço intermédio como suporte de continuidades O caso de S. Domingos de Rana |
Autor: | Neves, Joana Filipa Godinho |
Orientador: | Santos, João Rafael Marques Leite, João Miguel de Sousa Carvalho Ribeiro da Silva, coorientador |
Palavras-chave: | Fragmentação Infraestruturas Megaestruturas Espaço público Mobilidade Fragmentation Infraestructures Public space Mobility |
Data de Defesa: | Jan-2021 |
Editora: | Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura |
Citação: | NEVES, Joana Filipa Godinho - A5 traçados subtis : o espaço intermédio como suporte de continuidades : o caso de S. Domingos de Rana. - Lisboa : FA, 2021. Dissertação de Mestrado. |
Resumo: | O presente Projeto Final de Mestrado, vem dar seguimento ao trabalho desenvolvido na unidade curricular de Laboratório de Projeto VI, e pretende perspetivar uma estratégia de intervenção que possibilite consolidar identidade urbana para o território atravessado pela A5, entre Lisboa e Cascais. O presente trabalho tem como principal objetivo promover e dinamizar a mobilidade pedonal ao criar condições favoráveis para a deslocação do peão, ao recuperar a sua possibilidade de andar, passear e transitar pela gerados pela fragmentação urbana. O crescimento fragmentado dos aglomeradosurbanosoriginouumaocupaçãoextensaeconsequentemente uma rutura na capacidade de cobertura das redes de transportes públicos, permitindo de certa forma que o transporte individual tomasse uma posição dominante sobre os outros meios de deslocação. ao Nó de Carcavelos/ São Domingos de Rana. Tomando como ponto de partida a análise das características e das necessidades do território, surge como hipótese de projeto o desígnio de incorporar vários percursos pedonais, conjugar movimento e estadia num percurso, ao encontro da permanência e do conforto. Este projeto é constituído por um conjunto de várias intervenções com diversas escalas e programas distintos articulados entre si. Torna-se importante que a criação dos percursos pedonais, não seja apenas uma abordagem isolada e um caminho ligando um ponto ao outro, mas faça parte de projetos de ordenamento urbano mais globais de modo a garantir o desenvolvimento económico sustentável e a integração social de toda a população, relacionando-se com a estrutura da cidade e a sua evolução constante. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Arquitetura com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/22799 |
Aparece nas colecções: | BFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis DCST - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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