Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/22799
Título: A5 traçados subtis : o espaço intermédio como suporte de continuidades : o caso de S. Domingos de Rana
Outros títulos: O espaço intermédio como suporte de continuidades
O caso de S. Domingos de Rana
Autor: Neves, Joana Filipa Godinho
Orientador: Santos, João Rafael Marques
Leite, João Miguel de Sousa Carvalho Ribeiro da Silva, coorientador
Palavras-chave: Fragmentação
Infraestruturas
Megaestruturas
Espaço público
Mobilidade
Fragmentation
Infraestructures
Public space
Mobility
Data de Defesa: Jan-2021
Editora: Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
Citação: NEVES, Joana Filipa Godinho - A5 traçados subtis : o espaço intermédio como suporte de continuidades : o caso de S. Domingos de Rana. - Lisboa : FA, 2021. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente Projeto Final de Mestrado, vem dar seguimento ao trabalho desenvolvido na unidade curricular de Laboratório de Projeto VI, e pretende perspetivar uma estratégia de intervenção que possibilite consolidar identidade urbana para o território atravessado pela A5, entre Lisboa e Cascais. O presente trabalho tem como principal objetivo promover e dinamizar a mobilidade pedonal ao criar condições favoráveis para a deslocação do peão, ao recuperar a sua possibilidade de andar, passear e transitar pela gerados pela fragmentação urbana. O crescimento fragmentado dos aglomeradosurbanosoriginouumaocupaçãoextensaeconsequentemente uma rutura na capacidade de cobertura das redes de transportes públicos, permitindo de certa forma que o transporte individual tomasse uma posição dominante sobre os outros meios de deslocação. ao Nó de Carcavelos/ São Domingos de Rana. Tomando como ponto de partida a análise das características e das necessidades do território, surge como hipótese de projeto o desígnio de incorporar vários percursos pedonais, conjugar movimento e estadia num percurso, ao encontro da permanência e do conforto. Este projeto é constituído por um conjunto de várias intervenções com diversas escalas e programas distintos articulados entre si. Torna-se importante que a criação dos percursos pedonais, não seja apenas uma abordagem isolada e um caminho ligando um ponto ao outro, mas faça parte de projetos de ordenamento urbano mais globais de modo a garantir o desenvolvimento económico sustentável e a integração social de toda a população, relacionando-se com a estrutura da cidade e a sua evolução constante.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arquitetura com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/22799
Aparece nas colecções:BFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DCST - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DocDefinitivo_JoanaNeves.pdf71,95 MBAdobe PDFVer/Abrir
Booklet_JoanaNeves.pdf8,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.