Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/22391
Título: Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala
Autor: Filipe, Marta Rosmaninho Matias Gândara
Orientador: Rolo, Elisabete de Jesus Rosado
Oliveira, Susana Martins de, coorientador
Palavras-chave: Design editorial
Design de interação
Livro infantil interativo
Terapia da Fala
Editorial design
Interaction design
Interactive children´s book
Speech therapy
Data de Defesa: Set-2020
Editora: Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
Citação: FILIPE, Marta Rosmaninho Matias Gândara - Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A aprendizagem de uma criança em idade pré-escolar é o início de um percurso de aquisição para o sucesso pessoal, escolar e social. Esta fase permite retirar as maiores e melhores vantagens das experiências que o meio proporciona, desenvolvendo, assim, competências linguísticas, vocais, de compreensão e comunicação. Para o bom desenvolvimento, não devem existir lacunas na aquisição da linguagem, da leitura e da escrita. Se estas existirem, a Terapia da Fala pode auxiliar a aprendizagem e a articulação destes elementos essenciais à comunicação e expressão da criança, tratando questões associadas à fala e à linguagem e também questões relacionadas com as funções auditivas, visuais, cognitivas e vocais. Este projeto final de mestrado partiu deste pressuposto e do objetivo de criar um objeto impresso – um livro infantil interativo – para servir de meio auxiliar da terapia da fala, promovendo a compreensão das competências linguísticas, vocais e de comunicação das crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. Recorreu-se à ilustração e a elementos interativos no sentido de captar a atenção das crianças e de possibilitar um maior interesse e entusiasmo. Foi utilizada uma metodologia mista não intervencionista e intervencionista de base qualitativa, materializada em pesquisa bibliográfica, análise de casos de estudo, entrevistas exploratórias a especialistas (terapeutas da fala), e desenvolvimento do projeto, por diversas fases, com a respetiva avaliação e iteração. Com esta investigação, demonstra-se o papel determinante que o design de comunicação pode ter na produção de materiais didáticos para diversas finalidades. O projeto desenvolvido identificou um problema e procurou estabelecer uma metodologia apropriada para o resolver, podendo esta ser replicada e adaptada a outras lacunas semelhantes.
ABSTRACT: The learning of a child at the pre-school age is the beginning of a path of acquisition for the personal, school and social success. This phase makes it possible to derive the greatest and best advantages from the experiences that the environment provides, thus developing linguistic, vocal, understanding and communication skills. For the good development, there should be no gaps in the acquisition of language, reading and writing. If these exist, Speech Therapy can help the learning and articulation of these essential elements to the communication and expression of the child, treating issues associated with speech and language and also issues related to auditory, visual, cognitive and vocal functions. This final master’s project started from this assumption and from the objective of creating a printed object – an interactive children’s book – to serve as an auxiliary means of speech therapy, promoting the understanding of children’s the linguistic, vocal and communication skills between 3 and 6 years old. Illustration and interactive elements were used in order to capture the attention of children and enable greater interest and enthusiasm. A mixed qualitative non-interventionist and interventionist methodology was used, materialized in bibliographic research, analysis of case studies, exploratory interviews with specialists (speech therapists), and development of the project, through different phases, with the respective evaluation and iteration. With this investigation, it demonstrates the determining role that communication design can play in the production of teaching materials for different purposes. The developed project identified a problem and sought to establish an appropriate methodology to solve it, which can be replicated and adapted to other similar gaps.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação, dissertação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/22391
Aparece nas colecções:BFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DHTAUD - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento Definitivo_Marta Rosmaninho Filipe.pdf21,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.