Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/22391
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.locationFaculdade de Arquiteturapt_PT
dc.contributor.advisorRolo, Elisabete de Jesus Rosado-
dc.contributor.advisorOliveira, Susana Martins de, coorientador-
dc.contributor.authorFilipe, Marta Rosmaninho Matias Gândara-
dc.date.accessioned2021-10-26T14:37:31Z-
dc.date.available2021-10-26T14:37:31Z-
dc.date.issued2020-09-
dc.identifier.citationFILIPE, Marta Rosmaninho Matias Gândara - Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/22391-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação, dissertação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre.pt_PT
dc.description.abstractA aprendizagem de uma criança em idade pré-escolar é o início de um percurso de aquisição para o sucesso pessoal, escolar e social. Esta fase permite retirar as maiores e melhores vantagens das experiências que o meio proporciona, desenvolvendo, assim, competências linguísticas, vocais, de compreensão e comunicação. Para o bom desenvolvimento, não devem existir lacunas na aquisição da linguagem, da leitura e da escrita. Se estas existirem, a Terapia da Fala pode auxiliar a aprendizagem e a articulação destes elementos essenciais à comunicação e expressão da criança, tratando questões associadas à fala e à linguagem e também questões relacionadas com as funções auditivas, visuais, cognitivas e vocais. Este projeto final de mestrado partiu deste pressuposto e do objetivo de criar um objeto impresso – um livro infantil interativo – para servir de meio auxiliar da terapia da fala, promovendo a compreensão das competências linguísticas, vocais e de comunicação das crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. Recorreu-se à ilustração e a elementos interativos no sentido de captar a atenção das crianças e de possibilitar um maior interesse e entusiasmo. Foi utilizada uma metodologia mista não intervencionista e intervencionista de base qualitativa, materializada em pesquisa bibliográfica, análise de casos de estudo, entrevistas exploratórias a especialistas (terapeutas da fala), e desenvolvimento do projeto, por diversas fases, com a respetiva avaliação e iteração. Com esta investigação, demonstra-se o papel determinante que o design de comunicação pode ter na produção de materiais didáticos para diversas finalidades. O projeto desenvolvido identificou um problema e procurou estabelecer uma metodologia apropriada para o resolver, podendo esta ser replicada e adaptada a outras lacunas semelhantes.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The learning of a child at the pre-school age is the beginning of a path of acquisition for the personal, school and social success. This phase makes it possible to derive the greatest and best advantages from the experiences that the environment provides, thus developing linguistic, vocal, understanding and communication skills. For the good development, there should be no gaps in the acquisition of language, reading and writing. If these exist, Speech Therapy can help the learning and articulation of these essential elements to the communication and expression of the child, treating issues associated with speech and language and also issues related to auditory, visual, cognitive and vocal functions. This final master’s project started from this assumption and from the objective of creating a printed object – an interactive children’s book – to serve as an auxiliary means of speech therapy, promoting the understanding of children’s the linguistic, vocal and communication skills between 3 and 6 years old. Illustration and interactive elements were used in order to capture the attention of children and enable greater interest and enthusiasm. A mixed qualitative non-interventionist and interventionist methodology was used, materialized in bibliographic research, analysis of case studies, exploratory interviews with specialists (speech therapists), and development of the project, through different phases, with the respective evaluation and iteration. With this investigation, it demonstrates the determining role that communication design can play in the production of teaching materials for different purposes. The developed project identified a problem and sought to establish an appropriate methodology to solve it, which can be replicated and adapted to other similar gaps.-
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Faculdade de Arquiteturapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDesign editorialpt_PT
dc.subjectDesign de interaçãopt_PT
dc.subjectLivro infantil interativopt_PT
dc.subjectTerapia da Falapt_PT
dc.subjectEditorial designpt_PT
dc.subjectInteraction designpt_PT
dc.subjectInteractive children´s bookpt_PT
dc.subjectSpeech therapypt_PT
dc.titleDesign editorial e interativo aplicado à terapia da falapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
Aparece nas colecções:BFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DHTAUD - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento Definitivo_Marta Rosmaninho Filipe.pdf21,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.