Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/17619
Título: | Materiais autóctones e técnicas experimentais |
Outros títulos: | Design como origem e valor |
Autor: | Souza, Aline Teixeira de |
Orientador: | Almendra, Rita Assoreira Krucken, Lia, coorientadora |
Palavras-chave: | Produto local Design e materiais Design orientado pelos materiais Ferramentas de design Design e ensino Design e território Local product Design and materials Design driven by materials Design education Design tools Design and territory promotion |
Data de Defesa: | 27-Dez-2018 |
Editora: | Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura |
Citação: | SOUZA, Aline Teixeira de - Materiais autóctones e técnicas experimentais : design como origem e valor.- Lisboa: FA, 2018. Tese de Doutoramento. |
Resumo: | O presente trabalho propôs-se a investigar a relação que se estabelece entre os recursos materiais e o design para gerar valor aos produtos locais e suas origens, sendo o objeto de estudo a exploração do material e do saber fazer local no contexto do ensino de design. A principal motivação para realizar esta investigação é a diversidade cultural e biológica brasileira, pouco explorada no ensino formal de design como fonte de recursos para gerar valor aos produtos e origens. O primeiro capítulo dedica-se à contextualização e enquadramento da investigação. O segundo capítulo determina o papel do design na valorização de territórios e o lugar dos materiais neste processo ao considerá-los parte efetiva do capital territorial. O terceiro capítulo levanta modelos de processo de design orientados pelos materiais, e ferramentas de projeto úteis no processo de design para gerar valor local. O quarto capítulo apresenta a pesquisa empírica. - Inicialmente, mostra os resultados de um inquérito exploratório que levantou marcas e produtos que promovem a associação entre materiais e localidades para o grupo de voluntários entrevistado. A partir destes dados, em seguida, é apresentada a análise de casos de estudo que contemplam iniciativas com design orientado por um material em específico. A hipótese colocada é de que no âmbito do design para valorizar territórios, a operacionalização do processo tendo os recursos construtivos locais explorados criativamente contribui com o desenvolvimento e consolidação das esferas ambientais, sociais e económicas. A relação com o ensino, neste contexto, é fundamental porque coopera com a sensibilização e especialização de profissionais que atuantes colaboram com o fortalecimento de territórios e com a construção de bases de desenvolvimento. Assim, para concluir a recolha de dados novos, é apresentado um diagnóstico do ensino de materiais no design partindo da análise das fichas de disciplinas de cursos de graduação e de pós-graduação brasileiros e do inquérito com designers sobre seus backgrounds formativos. - No quinto capítulo, apresenta-se o desenvolvimento do modelo construído a partir das informações levantadas. O modelo é constituído por dois blocos de conteúdo disciplinares para o ensino de graduação e pós-graduação. O bloco voltado à graduação é formado por um plano de ensino que contempla o MAiTE Toolkit e foi avaliado a partir de workshops realizados com grupos de amostra e controle e também por peritos. No sexto capítulo apresentam-se as conclusões da investigação e as recomendações para pesquisas futuras. A contribuição mais relevante desta investigação foi a organização e desenvolvimento de ferramentas que demonstram potenciais para os níveis operacionais, práticos e pedagógicos no campo do design orientado pelos materiais para promover territórios. ABSTRACT: This research aimed to investigate the relation of materials resource with design for promotion of local products and their origins. The main focus of this research is the creative exploration of materials and the local “way of doing” in the context of design education. The main motivation to realize this research is the Brazilian cultural and biological diversities almost undiscussed at formal design education as resources’ fount to assign values to products and their origins. The first chapter is dedicated to contextualise the research. The second chapter determine the role of design on the promotion of territories and the place of materials in this process once they are part of the territorial capital. The third chapter presents models of design process driven by materials and useful tools to assign local values to products on design process. The forth chapter presents the empirical research. Firstly, fourth chapter presents the results of an exploratory survey which collected exemplos of brands and products that a group of volunteers cited about the connexion between materials and places. By these datas, following, case studies analyses are presented. These case studies are focused on design initiatives in real context that drive their design by a material in particular. The hypothesis is the operationalisation of design process based on creative exploration of materials resource, on the context of design for promotion of territories, contributes to development and consolidation of places on ambiental, social and economic scopes of action. In this context, the relation with education is fundamental because it cooperates with professional awareness and specialisation for promotion of territories and for construction of development bases. Then, it was presented a design education diagnosis focused on materials contents by the curricula programs analises and survey with professional designers. The fifth chapter presents the development of the model elaborated from the collected information. The model has two blocks of disciplinar contents for undergraduate and post graduate programs. The undergraduate block is formed by an educational plan which includes the MAiTE Toolkit and it was evaluated by workshops with sample and control groups and experts. The most relevant contribution of this investigation was the systematisation and elaboration of tools which demonstrate potentials to design for territories promotion in operational, practical and pedagogical levels. |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Design, com a especialização em Design apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Doutora. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/17619 |
Aparece nas colecções: | BFA - Teses de Doutoramento / Ph. D. Thesis DHTAUD - Teses de Doutoramento / Ph. D. Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese de Doutoramento_ Aline Souza.pdf | 5,54 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexos_ Aline Souza.pdf | 6,9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.