Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/102740
Título: | Excertos da sexualidade nas artes visuais do Brasil : da modernidade à contemporaneidade |
Autor: | Meireles, Ana Renata dos Anjos |
Orientador: | Lapa, Pedro |
Data de Defesa: | 25-Jun-2025 |
Resumo: | A Arte e a sexualidade são traços fundamentais do que constitui a humanidade.
Não por acaso, tais aspectos mesclam-se frequentemente ao longo da história da arte
ocidental. O que se pretende neste estudo é clarificar de que maneiras, a partir de que
dispositivos de funcionamento criativo, isso acontece. Tomamos por referência o Brasil,
uma potência colonial, mas observando-o sob uma perspectiva decolonial. O fazemos por
entender ser esta a melhor postura metodológica.
Iniciamos a presente pesquisa no alvorecer da modernidade, em fins do século
XIX, uma vez que se trata de um período de intensas mudanças em todos os aspectos –
sociais, políticos, econômicos, culturais, sexuais, científicos, estéticos, filosóficos,
conceituais. Levamos em consideração a filosofia de Georges Bataille e o surgimento, no
início desse século, da psicanálise, inicialmente entendida puramente como a ciência do
inconsciente – mas que mostrou um grau de complexidade que ultrapassou esse estigma.
Posto isso, dividimos a abordagem em capítulos nomeados a partir de períodos da história
da arte, onde fazemos um olhar sobre o Brasil.
Tendo por norte temático as implicações da sexualidade na arte, portanto,
tomamos por objetivo a tessitura desta linha de construção de uma história da arte que
tem por pilar as formas diversas de ocorrência dessas implicações, considerando o recorte
temporal da modernidade à contemporaneidade. O resultado foi a observação de um
engendramento entre arte e sexualidade muito além do plano da visualidade e onde nossos
próprios eixos, pelos quais se dividem os capítulos, terminam por se entrecruzarem. Art and sexuality are fundamental traits of what constitutes humanity. Not by chance, these aspects often intermingle throughout the history of Western art. The aim of this study is to clarify the ways in which this occurs, based on what creative operating devices are employed. We take Brazil as a reference, a colonial power, but observing it from a decolonial perspective. We do this because we believe it is the best methodological stance. We begin this research at the dawn of modernity, in the late 19th century, as it is a period of intense changes in all aspects—social, political, economic, cultural, sexual, scientific, aesthetic, philosophical, and conceptual. We consider the philosophy of Georges Bataille and the emergence, at the beginning of this century, of psychoanalysis, initially understood purely as the science of the unconscious—but which revealed a level of complexity that surpassed this stigma. With this in mind, we divide the approach into chapters named after periods in the history of art, where we examine Brazil. With the thematic focus on the implications of sexuality in art, we aim to weave together this line of construction of an art history grounded in the diverse forms of occurrence of these implications, considering the temporal scope from modernity to contemporary times. The result was the observation of an intertwining between art and sexuality far beyond the realm of visuality, where our own axes, by which the chapters are divided, end up intersecting. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/102740 |
Designação: | Doutoramneto em História da Arte, na especialidade de História da Arte |
Aparece nas colecções: | FL - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulflarameireles_td.pdf | 18,82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.