Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/7069
Título: | Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de matemática |
Autor: | Ponte, João Pedro da Branco, Neusa Quaresma, Marisa Velez, Isabel Mata-Pereira, Joana |
Palavras-chave: | Prática profissional Ensino da Matemática Tarefas Comunicação Currículo |
Data: | 2012 |
Citação: | Ponte, J. P., Branco, N., Quaresma, M., Velez, I., & Mata-Pereira, J. (2012). Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de matemática. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 267-279). Lisboa: SPIEM. |
Resumo: | Este texto discute a noção de prática tendo em vista analisar o trabalho do professor na sala de aula. Começa por analisar duas abordagens, a cognitiva e a sociocultural e, de seguida, procura delimitar o conceito de prática profissional do professor de Matemática, com especial atenção para as práticas letivas. Percorrendo diversos estudos internacionais, alguns dos quais particularmente marcantes, identifica dois elementos-chave destas práticas – as tarefas e a comunicação na sala de aula. Finalmente, o texto apresenta elementos de um modelo para o estudo das práticas profissionais dos professores de Matemática, que combina as duas abordagens indicadas. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/7069 |
ISSN: | 2182-0023 |
Aparece nas colecções: | IE - GIDM - Comunicações e Conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ponte, Branco, Quaresma, Velez, Mata-Pereira GD1-14 EIEM 2012.pdf | 380,62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.