Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/64665
Título: | A participação portuguesa na primeira guerra mundial : um exemplo prático |
Autor: | Fernandes, Sérgio Filipe Garcia |
Orientador: | Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951- |
Palavras-chave: | Guerra mundial (1914-1918) - Participação portuguesa História contemporânea Vida militar Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2023 |
Data de Defesa: | 12-Out-2023 |
Resumo: | O presente relatório de prática de ensino supervisionada incide sobre o tema A
participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial: um exemplo prático, tema
inserido no subdomínio das Aprendizagens Essenciais de História do 9º ano de
escolaridade Hegemonia e declínio da influência europeia, subdomínio este integrado no
domínio A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX. Esta proposta didática vem no
decorrer da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Dr. António Augusto
Louro durante o ano lectivo de 2022/2023, tendo sido aplicada em contexto de sala de
aula.
Com o tema A participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial: um
exemplo prático, pretendemos evidenciar a participação portuguesa na Grande Guerra,
mormente nas trincheiras europeias, abordando o quotidiano dos soldados portugueses.
Para tal, iremos observar a acção do Corpo Expedicionário Português no teatro de guerra
europeu, com especial atenção para a forma de como os soldados fizeram face às
condições duríssimas que a Primeira Guerra Mundial impôs. Para além da acção bélica
inerente ao conflito, os expedicionários portugueses viram-se posicionados num sector
marcado por fracas condições de higiene e pela severidade climatérica. Não obstante,
tentaram distrair-se de variadas formas: frequentavam estaminets para beber a misteriosa
cerveja, jogavam cartas, conversavam entre si, cantavam e jogavam futebol, um jogo
desconhecido para a maioria dos trinchas. Os mais instruídos liam jornais ou escreviam
cartas à família ou à mulher francesa cujo namoro ainda não se encontrava consumado.
Durante a leccionação dos conteúdos programáticos, procurámos aplicar algumas
teorias de aprendizagens abordadas ao longo do Mestrado em Ensino de História. Neste
sentido, adoptámos a teoria da Aprendizagem Significativa, preconizada por David
Ausubel, nomeadamente através de um método expositivo com perguntas dirigidas aos
discentes e do uso de mapas conceptuais. Noutras estratégias didáticas, como a análise
de documentos a partir da consulta do manual, a resolução de exercícios, a realização de
fichas de avaliação com consulta do manual e trabalhos de pesquisa, foram aplicados os
princípios ligados ao Ensino por Descoberta, desenvolvido por Jerome Bruner. This report on supervised teaching practice focuses on the topic of Portuguese participation in the First World War: a practical exemple, a topic that is part of the subdomain of Essential Learning in History for the 9th grade Hegemony and the decline of European influence, a subdomain that is part of the domain Europe and the World on the Threshold of the 20th Century. This didactic proposal came about during supervised teaching practice at the Dr. António Augusto Louro Primary School during the 2022/2023 academic year, and was applied in a classroom context. With the theme Portuguese participation in the First World War: a practical example, we intend to highlight Portuguese participation in the Great War, especially in the European trenches, by looking at the daily lives of Portuguese soldiers. To this end, we will observe the action of the Portuguese Expeditionary Corps in the European theater of war, with special attention to how the soldiers coped with the extremely harsh conditions that the First World War imposed. In addition to the warlike action inherent in the conflict, the Portuguese expeditionaries found themselves stationed in a sector marked by poor hygiene conditions and harsh weather. Nevertheless, they tried to distract themselves in various ways: they went to estaminets to drink the mysterious beer, played cards, talked to each other, sang and played soccer, a game unknown to most of the trinchas. The more educated ones read newspapers or wrote letters to their families or to the French woman they were still dating. During the teaching of the syllabus, we tried to apply some of the learning theories covered during the Master's in History Teaching. In this sense, we adopted the theory of Significant Learning, advocated by David Ausubel, namely through an expository method with questions addressed to the students and the use of concept maps. In other didactic strategies, such as the analysis of documents based on consultation of the textbook, the resolution of exercises, the realization of evaluation sheets with consultation of the textbook and research work, the principles linked to Discovery Teaching, developed by Jerome Bruner, were applied. |
Descrição: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/64665 |
Designação: | Mestrado em Ensino |
Aparece nas colecções: | REIT - Mestrados em Ensino |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfpie057575_tm.pdf | 9,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.