Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10451/6294
Title: | Modernidade pedagógica e disciplina terapêutica: higiene e saúde escolar na primeira metade de novecentos |
Author: | Ó, Jorge Ramos do |
Keywords: | Higiene e saúde escolar História da educação em Portugal |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Centro de Estudos Biocinéticos |
Abstract: | Este texto parte de duas evidências históricas para defender a tese segundo a qual o projecto educacional moderno se assumiu como um projecto de carácter essencialmente disciplinar, apontando para formas de controlo altamente produtivas, posto que deviam agir no processo mesmo da construção da identidade pessoal. A primeira é a de que a dinâmica de afirmação e consolidação histórica da chamada escola de massas, a partir de finais do século XIX, devolve-nos a evidência de que as crianças e os jovens se passaram a definir, antes de qualquer outro, pelo rótulo de escolares. A segunda evidência é a de que a paisagem escolar foi construída desde então não tanto sobre o saber – sobre as competências intelectuais do aluno – mas, essencialmente, sobre o ser. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/6294 |
Appears in Collections: | FPCE-UOE-HEEC- Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Modernidade pedagógica e disciplina terapêutica.pdf | 507,5 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.