Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/62029
Title: Turismos de nicho: motivações, produtos, territórios
Author: Simões, José Manuel
Ferreira, Carlos Cardoso
Keywords: Turismo de nicho
Turismo massificado
Teritório
Ecologia
Sustentabilidade territorial,
Issue Date: 2009
Publisher: Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa
Citation: Simões, José Manuel, & Ferreira, Carlos Cardoso (2009). Turismos de nicho: motivações, produtos, territórios. Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-972-636-192-3
Abstract: Os turismos de nicho têm emergido como contraponto ou alternativa ao turismo massificado e estandardizado que, nas últimas décadas, povoou as costas balneares, as cidades e as montanhas nevadas de muitos países, da Europa ao continente americano ou ao extremo oriente, criando novos esteios e factores de competitividade às economias locais, mas também, simultânea e aceleradamente, transformando e adulterando paisagens, congestionando e insustentabilizando lugares de destino, aculturando e alterando modos de vida de populações receptoras.Contrariamente, aos turismos de nicho – cuja designação corresponde à adaptação de um conceito vulgarizado no seio da Ecologia – está associada uma lógica de sustentabilidade territorial, de motivações e escolhas turísticas alternativas, mais intimistas e genuínas, mas também a novos modismos. Os turismos de nicho agregam uma miríade de produtos turísticos onde a escala limitada da sua procura tende a ser um dos principais critérios – ainda que sub-jectivo – de identificação. Em muitos contextos sócio-territoriais, configuram uma nova oportunidade de inovação e de alavancagem do processo de desenvolvimento, não apenas turístico, mas também territorial. Aos drivers da procura e da oferta na crescente afirmação dos turismos de nicho, junta-se o contributo do território, através da mercantilização de recursos específicos. Não constituindo um tema verdadeiramente inovador, no sentido em que existe já assinalável produção científica, ainda que dispersa, sobre turismos ditos de nicho, alternativos, de interesse específico, excêntricos (não só no sentido mais directo da palavra mas também, e sobretudo, face ao mainstream do merca-do e da política de turismo em muitos países/regiões), a ambição de reflectir de forma integrada/panorâmica sobre esta temática representava um desafio que poucos tentaram a nível internacional e para o qual não existia precedente em Portugal. A edição deste livro – intitulado Turismos de Nicho: motivações, produtos, territó-rios – consubstancia e materializa, não ‘a’ resposta mas ‘uma’ resposta a esse desafio, pois é nosso entendimento que este, como todo o trabalho científico, será sempre um acto de incessante aperfeiçoamento, de inquietude permanente, gerador por isso de novos e acrescidos desafios, que assim completam e reno-vam o ciclo virtuoso da produção de conhecimento.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/62029
ISBN: 978-972-636-192-3
Appears in Collections:IGOT - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simões_Ferreira_2009.pdf6,48 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.