Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os profissionais da informação das bibliotecas públicas em Portugal : entre Vouga e Tejo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulflamspmiranda_tm.pdf5.22 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Definindo-se os Profissionais de Informação de uma Biblioteca Pública como todos aqueles que fazem da informação o objeto da sua profissão e exercem funções numa biblioteca pública, integrada ou não na Rede Nacional de Leitura Pública e considerando o potencial único que este elemento humano tem no desempenho organizacional, há que os conhecer e caracterizar. Só conhecendo a realidade dos Recursos Humanos existentes se poderá criar e desenvolver estratégias de ação concertadas e fundamentadas que visem não só a defesa e a valorização da profissão, como também garantir profissionais qualificados, com competências multifacetadas e, por inerência, a oferta de serviços e recursos de informação de qualidade. Partindo do universo da RNBP e dos municípios com serviço de Leitura Pública que não integram esta Rede, elege-se como objeto de estudo as Bibliotecas Públicas/Municipais da região entre o Vouga e o Tejo, com vista a identificar e a caracterizar quem são os Profissionais de Informação que as integram, nas dimensões de categoria profissional; sexo; idade; habilitações literárias; áreas de formação e, quando possível, a nacionalidade, num total de 129 municípios distribuídos por 10 NUTS III. A opção metodológica para este estudo de tipo não experimental e descritivo segue uma abordagem qualitativa e quantitativa, com base em métodos mistos, que incide na Investigação Documental e no Inquérito por Questionário, para melhor responder à pergunta de partida e objetivos inerentes a esta investigação. Em termos metodológicos, tem ainda como ponto de partida uma vasta revisão da literatura que permite a construção de um referencial reflexivo subjacente à problemática da investigação, mas que procura igualmente sustentar a existência de uma lacuna de estudos sobre a temática dos Recursos Humanos nas Bibliotecas Públicas em Portugal (e não só). O estudo efetuado define os profissionais de informação existentes nas bibliotecas públicas da região entre o Vouga e o Tejo como uma classe profissional marcadamente envelhecida e predominantemente do sexo feminino, distribuída maioritariamente pela categoria de Assistente Técnico e com habilitações no grau do Curso de Técnico Profissional BAD (nível IV). Encontram-se integrados em equipas de trabalho de bibliotecas públicas, com baixo índice de formação contínua, participação associativa e que na sua grande maioria não cumpre os critérios e os parâmetros mínimos recomendados em termos de recursos humanos – quer em número, quer em formação na área BAD e CDI – colocando em causa o pleno cumprimento dos objetivos, da missão e dos desígnios inerentes à essência de uma biblioteca pública e da política de Leitura Pública em Portugal.
Defining the Information Professionals of a Public Library as all those who make information the object of their profession and perform functions in a public library, integrated or not in the National Public Reading Network and considering the unique potential that this human element has in the organizational performance, it is necessary to know and characterize them. Only by knowing the reality of existing Human Resources will it be possible to create and develop concerted and well-founded action strategies aimed not only at defending and enhancing the profession, but also at guaranteeing qualified professionals, with multifaceted skills and, inherently, the provision of services and quality information resources. Starting from the universe of the RNBP and the municipalities with a Public Reading service that are not part of this Network, the Public/Municipal Libraries in the region between the rivers Vouga and Tagus are chosen as an object of study, with a view to identifying and characterizing who are the Professionals of Information that integrate them, in the dimensions of professional category: sex, age, literary abilities; training areas and, when possible, nationality, in a total of 129 municipalities spread over 10 NUTS III. The methodological option for this non-experimental and descriptive study, follows a qualitative and quantitative approach, based on mixed methods, which focuses on Documentary Research and Questionnaire Survey, to better answer the starting question and objectives inherent to this investigation. In methodological terms it also has its starting point in a vast literature review that allows the construction of a reflective framework underlying the research problem, but which also seeks to sustain the existence of a lack of studies on the subject of Human Resources in Public Libraries in Portugal (and beyond). The study carried out defines the existing information professionals in public libraries in the region between Vouga and Tagus as a markedly aged and predominantly female professional class, distributed mainly in the category of Technical Assistant and with qualifications in the degree of the BAD Professional Technician Course (level IV). They are part of public library work teams, with a low rate of continuous training, associative participation and which, for the most part, do not meet the recommended minimum criteria and parameters in terms of human resources, either in number or in or qualification on information science area, calling into question the full compliance with the objectives, mission and purposes inherent to the essence of a public library and the Public Reading policy in Portugal.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License