Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/60048
Título: | Educar para preservar: uma experiência de aprendizagem cooperativa em Geografia no 9º ano de escolaridade |
Autor: | Bernardino, Sara Marina Oliveira |
Orientador: | Claudino, Sérgio Santos, Pedro Pinto |
Palavras-chave: | Geografia 3º ciclo Ambiente Sociedade Riscos Aprendizagem Cooperativa |
Data de Defesa: | 18-Set-2023 |
Resumo: | O paradigma educacional que se pretende dominante assenta num ensino focado no aluno,
com o desenvolvimento de competências de uma cidadania consciente, autónoma e ativa.
No mundo em que os problemas ambientais emergem e o ser humano molda cada vez
mais o meio ambiente a seu proveito, é impreterível trabalhar a educação ambiental
através da educação geográfica. Estudar os riscos ambientais torna-se primordial para a
tomada de decisões informadas enquanto seres socialmente responsáveis pela mitigação
e adaptação às alterações climáticas.
A investigação realizada centrou-se em dois aspetos primordiais: no modo como a
educação geográfica, através da educação ambiental e da educação para os riscos, é
fundamental para o desenvolvimento da consciência e do sentido de responsabilidade
ambiental; e no contribuído da aplicação da metodologia de aprendizagem cooperativa
para a concretização de aprendizagens significativas e desenvolvimento de competências
transversais.
O processo de investigação alicerçou-se na revisão prévia da literatura, de caráter teórico
e pedagógico; nas atividades desenvolvidas na turma 9ºA do Colégio de Santa Doroteia,
buscando-se diversificar as estratégias de ensino-aprendizagem e privilegiando-se o
trabalho em grupo cooperativo; na aplicação de questionários e na recolha de feedback
dos alunos.
A sequência implementada promoveu o desenvolvimento de competências interpessoais,
através do trabalho em grupo, ao mesmo tempo que desenvolveu nos alunos o sentido de
responsabilidade individual e social em relação aos problemas ambientais, tendo
contribuído para a construção de cidadãos conscientes das suas ações e preocupados com
as soluções ambientais. No final, os alunos mostraram valorizar a metodologia aplicada,
tendo constatado o papel central que esta assumiu no seu processo de aprendizagem. The educational paradigm that is intended to be dominant is based on student-centered teaching, with the development of skills for conscious, autonomous, and active citizenship. In a world where environmental problems are emerging, and human beings increasingly shape the environment to their advantage, it is imperative to work on environmental education through geographic education. Studying environmental risks becomes crucial for making informed decisions as socially responsible individuals in mitigating and adapting to climate change. The research conducted focused on two essential aspects: how geographic education, through environmental education and risk education, is fundamental for the development of environmental awareness and a sense of responsibility, and the contribution of cooperative learning methodology to the achievement of meaningful learning and the development of cross-cutting skills. The research process was grounded in the prior review of literature with a theoretical and pedagogical character, activities carried out in class 9thA of Colégio de Santa Doroteia, seeking to diversify teaching and learning strategies and emphasizing cooperative group work, the application of questionnaires, and the collection of student feedback. The implemented sequence promoted the development of interpersonal skills through group work while instilling in students a sense of individual and social responsibility towards environmental problems, contributing to the construction of citizens who are aware of their actions and concerned about environmental solutions. In the end, students appreciated the applied methodology, recognizing the central role it played in their learning process. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/60048 |
Designação: | Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Aparece nas colecções: | IGOT - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bernardino_Sara_TM_2023.pdf | 8,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.