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http://hdl.handle.net/10451/58807
Título: | De Lisboa às serras : a evolução de Eça de Queiroz |
Autor: | Kampschroer, Philipp Michael |
Orientador: | Tamen, Miguel Bénard da Costa |
Data de Defesa: | 23-Jun-2023 |
Resumo: | A grande questão na tradição crítica sobre Eça de Queiroz (1845-1900) é sem dúvida a
questão da sua evolução. Esta tese desenvolve um argumento sobre o percurso do escritor,
considerando que as transformações globais da sua obra se materializam na transição referida
no título. No período que se estende da publicação d’As Farpas (1871/72) a Os Maias (1888),
a cidade de Lisboa parece ser o centro dos interesses de Eça. Nos romances e contos tardios
predominam cenários do Norte de Portugal, já prenunciados no romance de 1888, que, em geral,
consideramos um livro de transição.
No capítulo I serão analisadas as cidades e paisagens, do primeiro Crime do Padre Amaro
a Os Maias. Chegamos à conclusão de que a diluição, n’Os Maias, da claustrofobia urbana, que
era palpável na Lisboa d’O Primo Basílio (1878), anuncia a referida predominância dos
cenários nortenhos nas obras posteriores. No capítulo II demonstramos que praticamente todas
as obras queirozianas são histórias de dois lugares, com uma dinâmica entre cidade e província.
Veremos que há, no plano cronológico, uma reconfiguração dessa questão. O terceiro capítulo
descreve a substituição das histórias de intrusões (p. ex. Basílio) por histórias de mudanças de
casa (p. ex. A Cidade e as Serras; póstumo, escrito na década de 1890).
Os capítulos IV e V têm o intuito de nos encaminhar a um argumento geral sobre a
evolução queiroziana. Este argumento consiste, por um lado, no aprofundamento da discussão
dos significados das alterações descritas nos três primeiros capítulos e, por outro lado, na
explicação das razões que levaram a essas alterações. O capítulo IV parte da teoria de Mário
Sacramento sobre a evolução queiroziana, que visa demonstrar a formação de uma estética da
ironia. Esta estética concerne o desenho da acção, o estilo, e a perda do carácter tético dos
romances. Sacramento considera que Eça se aproxima de uma arte que descreve as suas
inclinações mais íntimas, uma tese que aceitamos, ainda que com modificações. O capítulo V
procura, com recurso às conclusões que foram tiradas até aí, descrever e explicar a evolução de
Eça. A transição de Lisboa às Serras é homóloga de uma revalorização de Portugal que, ao
longo da tese, é ponderada de forma diferenciada e pormenorizada. The central question in the history of the critical reception of Eça de Queiroz (1845-1900) concerns, without a doubt, his evolution as a writer. This thesis argues that the general transformations of his work materialize in the transition that the dissertation’s title refers to: From Lisbon to the Mountains. Between the publication of the Lisbon chronicles As Farpas (The Barbs; 1871/72) and that of Os Maias (The Maias; 1888), Lisbon is Eça’s main interest. His later novels and short stories, however, are mainly set in rural Northern Portugal, which had already made its appearance in Os Maias, which I consider in general as a transitional work. The first chapter analyses cities and landscapes in the works published between the first version of O Crime do Padre Amaro (The Sin of Father Amaro; 1875) and Os Maias. The reduction of urban claustrophobia in Os Maias when compared to O Primo Basílio (Cousin Basílio; 1878) anticipates the transition from Lisbon to rural settings. In the second chapter, I argue that almost all Eça’s fictional works are set between two places, which are usually organised in a dynamic of city versus province. This question develops diachronically in Eça’s fiction. The third chapter is on the passage from stories of intrusions (e.g. O Primo Basílio) to stories of dislocations (e.g. A Cidade e as Serras (The City and the Mountains); posthumous, written in the decade of 1890). The second part of the dissertation posits a general theory of Eça’s evolution. I further analyse the changes described in the preceding chapters and I explain their occurrence. The starting point of the fourth chapter is Mário Sacramento’s theory of Eça’s evolution as the development of an aesthetics of irony. This aesthetics concerns the structure of plot, style, and the gradual loss of the thetical character of his novels. According to Sacramento, this aesthetics is the result of an approximation to Eça’s most intimate aspirations, an argument that I accept, with some modifications. In the final chapter, I describe and explain the evolution of Eça’s work, taking into account the conclusions from previous chapters. I argue that the transition from Lisbon to the mountains (Serras) is part of an overall revaluation of Portugal in Eça’s work. This reappraisal has been described in detail throughout my argument. Das Hauptthema in der Geschichte der Auseinandersetzung mit Eça de Queiroz (1845- 1900) ist zweifelsohne seine Entwicklung. Diese Arbeit versucht zu zeigen, dass die allgemeinen Veränderungen seines Werks in der im Titel – Von Lissabon in die Berge – bezeichneten Verschiebung zum Ausdruck kommen. Zwischen der Veröffentlichung der Lissaboner Chroniken As Farpas (1871/72) bis zum Roman Os Maias (Die Maias; 1888) ist die portugiesische Hauptstadt sein Interessenschwerpunkt. In den Spätwerken hingegen dominieren die Schauplätze im ländlichen Norden Portugals, der schon in dem 1888 erschienenen Roman, den wir allgemein als Übergangswerk einstufen, vorkam. Im ersten Kapitel geht es um die Stadt- und Landschaftsbilder zwischen der ersten Fassung von O Crime do Padre Amaro (Das Verbrechen des Paters Amaro; 1875) und Os Maias. Wir kommen zum Schluss, dass das Lissabon der Maias weniger klaustrophobisch ist als das des Primo Basílio (Vetter Basílio; 1878) und damit den Übergang von Stadt- zu Landromanen vorwegnimmt. Im zweiten Kapitel wird gezeigt, dass die Handlung nahezu aller Werke Eças zwischen zwei Orten, meist Stadt und Land, spielt; zudem wird die Neuausrichtung dieser Konfiguration im Laufe seines Werks beleuchtet. Das dritte Kapitel beschreibt den Übergang von „Eindringlingsgeschichten“ (etwa O Primo Basílio) zu „Umzugsgeschichten“ (etwa A Cidade e as Serras/Stadt und Gebirg; postum, verfasst in den 1890er Jahren). Der zweite Teil überführt die Arbeit in eine allgemeine Studie zu Eças Entwicklung. Die Bedeutung der zuvor beschriebenen Veränderungen wird weitreichender interpretiert und es werden ihre Hintergründe untersucht. Der Ausgangspunkt des vierten Kapitels ist Mário Sacramentos Theorie zu Eças Entwicklung als Ausbildung einer „Ästhetik der Ironie“. Diese Ästhetik bezieht sich auf Handlung und Stil sowie auf den Verlust der Thesenhaftigkeit der Romane. Der Kritiker beschreibt Eças ästhetische Entwicklung als Annäherung an dessen eigentliche künstlerischen Ansprüche; diese Auffassung übernehmen wir mit einigen Abwandlungen. Im letzten Kapitel wird Eças Entwicklung, auf den Schlussfolgerungen der vorigen Kapitel aufbauend, beschrieben und erklärt. Lisboa und Serras entsprechen vereinfachend gesagt jeweils einem positiven und einem negativen Diskurs zu Portugal. Diese Aufwertung wird während der gesamten Arbeit differenziert und detailliert besprochen. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/58807 |
Designação: | Doutoramento em Teoria da Literatura |
Aparece nas colecções: | FL - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
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