Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/5813
Título: | Desenvolvimento Psicossocial de professores e futuros professores de ciências e matemática: Adaptação portuguesa de uma escala de avaliação |
Autor: | Veiga, Feliciano Henriques |
Palavras-chave: | Desenvolvimento psicossocial Autoconceito Avaliação Satisfação profissional Formação de professores |
Data: | 2004 |
Citação: | 3º Simpósio Ensino das Ciências e da Matemática |
Resumo: | O desenvolvimento psicossocial de estudantes universitários, futuros professores, e de professores de ciências e matemática, considerado na perspectiva eriksoniana e estudos derivados, tem sido pouco estudado, sobretudo no âmbito da formação de professores. O presente estudo faz a adaptação do Inventory of Psycho-social Balance (IPB), desenvolvido por Domino & Affonso (1990). Com base numa amostra de 494 sujeitos (professores e futuros professores de ciências e matemática), o estudo da escala abrangeu a análise factorial — que evidenciou vários factores específicos —, e a determinação dos coeficientes de fiabilidade para diferentes grupos de pertença. Foram também realizadas análises correlacionais com as variáveis: competências para a promoção cognitiva dos alunos, competências do professor para lidar com a indisciplina, satisfação na escolha profissional, e número de reprovações havidas no percurso escolar. Os resultados salientam as qualidades da escala resultante, designada Escala de Desenvolvimento Psicossocial (EDPSI), bem como a sua utilidade para a investigação e a formação de professores de ciências e matemática. |
Peer review: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/5813 |
Aparece nas colecções: | FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desenvolvimento psicossocial_Erikson_FHV.pdf | 304,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.