Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/57429
Título: A importância do ensino-aprendizagem por descoberta – exemplos práticos
Autor: Pinela, Rodrigo Miguel Correia
Orientador: Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Palavras-chave: História - Estudo e ensino
Processos de avaliação
Ensino-aprendizagem
Aprendizagem experiencial
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Data de Defesa: 30-Jun-2022
Resumo: O presente relatório de prática de ensino supervisionada, pretende documentar a nossa experiência enquanto professores estagiários na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, em Almada, no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Ao longo do nosso trabalho iremos explorar a nossa lecionação a duas turmas do 12º ano de escolaridade, começando por apresentar as opções pedagógicas e didáticas que considerámos mais adequadas a construção do conhecimento histórico. Começaremos por apresentar as conceções pedagógicas que mais nos influenciaram, no caso, Jerome Bruner e David Ausubel. Ao longo da demonstração da nossa atividade letiva, e do trabalho promovido junto dos alunos, procuraremos explorar de que forma a construção de pontes, a partir do conhecimento prévio do aluno, e o processo de descoberta se podem complementar e podem dotar o aluno de novas capacidades de análise, pesquisa de informação e a sua consequente transformação em conhecimento histórico válido. O papel do professor neste tipo de metodologias, será guiar os alunos ao longo da sua aprendizagem, oferecendo a informação necessária e o retorno crítico que se mostre importante, para a orientação dos alunos. Aliado a este processo, consideramos estruturante que o processo de avaliação complemente e regule a própria aprendizagem dos alunos. Assim, optando por explorar as duas naturezas da avaliação, a partir de exercícios que promovessem a descoberta por um lado, e permitissem a aplicação do conhecimento consolidado por outro, foi-nos possível compreender as potencialidades e limitações desta proposta didática. Por fim, concluímos que o uso de metodologias de trabalho mais ativas e que promovam a atividade dos alunos em sala de aula, podem resultar no desenvolvimento de novas competências do ponto de vista da capacidade de formular raciocínios críticos e abstratos, dotando os alunos de uma maior autonomia na formação do seu conhecimento.
In the following report of curricular activities, we will document our internship experience, as History teachers in Cacilhas-Tejo high school, in Almada, as part of the Master’s in History Teaching to the 3rd cycle and secondary school levels. During our report, we will explore the methods we utilized to teach History to two 12th grade classes, beginning with a presentation of the pedagogical and didactics choices we made in view of the most adequate way of construction knowledge. In this regard, we will present the two pedagogical concepts most influential to us, those being, the views of Jerome Bruner and David Ausubel. In what regards the teaching of our classes, we will aim to explore how the building bridges, addressing the previous knowledge of the students about a determined subject, and the discovery process can complement each other, and can give the students new skills in analysis and research of information, and in the subsequent transformation of said information in valid historical knowledge. In this methodological approach, the teacher role is to guide the students along their learning process, giving them the necessary information and the necessary feedback, to orient them in their learning. To this kind of approach of teaching, we find it necessary that the evaluation process regulates and complements the learning process. This being said, we opted to implement the two natures of evaluation, applying exercises that promote the act of discovery in a way, and the permit the application of consolidated knowledge in another. To finish our brief presentation, we conclude that the use of more active methodologies of work and that promote the activity of students in the classroom, can result in the development of new skills in formulating critical and abstract lines of thought, giving students, a greater level of autonomy in the formation of knowledge.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
URI: http://hdl.handle.net/10451/57429
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

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