Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10451/53764
Title: | A relação dos pais com o ensino pré-escolar : um estudo de caso de uma instituição particular católica |
Author: | Castro, Lorena Salomão de |
Advisor: | Pintassilgo, Joaquim, 1956- |
Keywords: | Ensino pré-escolar Participação dos pais Acção pedagógica Família e escola Teses de mestrado - 2021 |
Defense Date: | 2021 |
Abstract: | O presente estudo incide sobre a ação pedagógica do pré-escolar e procura contribuir para a
reflexão sobre as estratégias de interação promovidas com as famílias das crianças. Como suporte
à compreensão e orientação desse processo procura-se descrever e analisar os contornos das
interações por meio do aprofundamento de conhecimentos relativos aos modos de entender a
educação na atualidade, na medida em que tem sofrido intensas transformações, pelo que se
mantém uma problemática relevante na literatura, destacando-se a interação entre educadores e
família, a aprendizagem, e o desenvolvimento das crianças quanto ao aproveitamento escolar. Este
estudo de caso tem por domínio o ensino pré-escolar de uma instituição privada católica e objetiva
compreender a relação entre esta instituição e as famílias, em relação às suas práticas e expectativas
quanto ao percurso escolar dos educandos, no contexto de envolvimento e participação na
educação pré-escolar das crianças. Salientando as mudanças que a sociedade tem vivenciado, bem
como as modificações na organização educacional, procura-se de um modo geral perceber o atual
posicionamento dos pais na escola, quais os seus objetivos e qual o papel que representam na
educação dos seus filhos. No primeiro momento é abordado o contexto histórico da evolução do
pré-escolar no panorama político e social. No segundo momento a investigação procurou
compreender a formação dinâmica do contexto familiar e o seu reflexo no processo de ensino aprendizagem, através de um estudo de natureza qualitativa, sendo feitas observações e entrevistas
com membros da gestão do colégio, educadoras e família. Todo o trabalho decorreu ao longo de
2019/21. O tratamento e análise de dados baseiam-se numa análise de conteúdo. Verificou-se no
estudo que a educação pré-escolar é uma etapa integrante que se constitui na primeira fase da
educação básica. Os resultados apontam para o aumento de estratégias diversas de interação,
embora a necessidade de ampliar os interesses para tornar mais efetiva a relação, o diálogo, e a
cooperação, mereçam um trabalho de reflexão em parceria com os intervenientes que deve ser
proposto e promovido. This study focuses on the pedagogical action of preschool and seeks to contribute to the reflection on interaction strategies promoted with the children's families. To support the understanding and guidance of this process, we seek to describe and analyze the contours of interaction through the deepening of knowledge related to ways of understanding education today, as it has undergone intense transformations, which remains a relevant issue in the literature, highlighting the interaction between educators and family; learning; and the development of children regarding school achievement. This case study has as its domain the pre-school of a private Catholic institution and aims to understand the relationship between itself and the families, with regards to their practices and expectations regarding the academic path of students, in the context of involvement and participation in preschool education of children. Highlighting the changes that society has been experiencing, as well as the changes in the educational organization, the aim is, in general, to understand the current position of parents at school, what their goals are, and what role they play in their children's education. At first, the historical context of the evolution of preschool in the political and social spectrum is discussed. In the second moment, the investigation sought to understand the dynamic formation of the family context and its reflection in the teaching-learning process, through a qualitative study, with observations and interviews being made with members of the school's management, educators, and family. The work took place throughout 2019/21. Data processing and analysis are based on content analysis. It was found in the study that pre-school education is an integral part that constitutes the first phase of basic education. The results point to the increase of different interaction strategies, albeit the need to broaden interests remains to make the relationship, dialogue, and cooperation more effective, which deserves work to further reflect on the school and family partnership. |
Description: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/53764 |
Designation: | Mestrado em Educação |
Appears in Collections: | IE - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ulfpie056749_tm.pdf | 631,96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.