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http://hdl.handle.net/10451/53593
Title: | A influência do espaço na educação infantil : percepções de pais, professores e supervisores |
Author: | Costa, Alaysse de Fatima Aguiar |
Advisor: | Paz, Ana Luísa |
Keywords: | Espaço escolar Supervisão Educação infantil - Brasil Ambiente escolar Teses de mestrado - 2021 |
Defense Date: | 2021 |
Abstract: | Esta dissertação busca demonstrar a influência dos espaços na educação infantil. Centrando-se
no ambiente escolar, procura-se compreender a influência do espaço arquitetônico na vida
educacional do aluno, de modo a trazer evidências úteis à gestão pedagógica. Tem como
propósito central refletir sobre a influência dos elementos da arquitetura e do espaço na
educação infantil tendo por base um estudo de casos múltiplos. O Referido estudo desenvolveu se em escolas de educação infantil do Brasil, no estado do Ceará no Município de Fortaleza
enquadrado num paradigma interpretativo, numa abordagem de caráter qualitativo, recorrendo
à entrevista e à análise documental como instrumentos de recolha de dados. Utilizou-se a
análise de conteúdo temática para a análise e organização dos dados coletados. Deve-se
considerar que esta investigação foi realizada durante a pandemia da covid-19 (do inglês
Coronavirus Disease 2019), entre o final de 2020 e o primeiro semestre de 2021, pelo que
houve alguma limitação na recolha de dados. Conclui-se que é imprescindível considerar a
experiência do espaço escolar na educação infantil ao nível da supervisão e gestão escolar.
Cada espaço contém uma proposta pedagógica, cada metodologia pedagógica trabalha o espaço
de forma diferente, pelo que o presente estudo pôde verificar de fato a influência do espaço de
qualidade para crianças de 0-6 anos, vendo como a promoção do desenvolvimento infantil no
desenvolvimento cognitivo, motor e social permite incrementar as suas habilidades e
competências. Conclui-se ainda que é primordial que um projeto arquitetônico para prédio
escolar observe o contexto, de modo a favorecer a autonomia da criança e estimular a
curiosidade. Pensar o espaço escolar implica tornar o ambiente apropriado e fazer com que as
crianças se apropriem desse ambiente, trazendo funcionalidade e auxiliando professor e
supervisores na gestão das aulas e da aprendizagem do aluno. This dissertation seeks to demonstrate the influence of spaces on early childhood education. Focusing on the school environment, we seek to understand the influence of the architectural space on the educational life of the student, to bring useful evidence to pedagogical management. Its central purpose is to reflect on the influence of the elements of architecture and space on Early Childhood Education based on a multiple case study. This study was developed in early childhood education schools in Brazil, framed in an interpretative paradigm in a qualitative approach, using interviews and documentary analysis as data collection instruments. Thematic content analysis was used for the analysis and organization of the collected data. It should be considered that this investigation was carried out during the pandemic of covid-19 (Coronavirus Disease 2019) between the end of 2020 and the first half of 2021, so there was some limitation in data collection. It is concluded that it is essential to consider the experience of the school space in early childhood education at the level of supervision and school management. Each space contains a pedagogical proposal, each pedagogical methodology works the space differently, so the present study aims to verify in fact the influence of quality space for children from 0-6 years, seeing how the promotion of child development in cognitive, motor and social development allows to increase their skills and competencies. It is also concluded that it is essential that an architectural project for school buildings observe the context, to favor the autonomy of the child and stimulate curiosity. Thinking about the school space implies making the environment appropriate and making children appropriate to this environment, bringing functionality and assisting teachers and supervisors in the management of classes and student learning. |
Description: | Dissertação de mestrado, Educação (Área da especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/53593 |
Designation: | Mestrado em Educação |
Appears in Collections: | IE - Dissertações de Mestrado |
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