Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/50407
Título: | Preservando a memória e buscando novos sentidos : História do Colégio Notre Dame de Campinas e bases para um Centro de Memória Escolar |
Autor: | Salgado, Isabela Cristina |
Orientador: | Magalhães, Justino, 1953- |
Palavras-chave: | Colégio Notre Dame de Campinas História da Educação Instituição Educativa Centro de Memória História Oral Biografias Escolares Education History Educational Institution Memory Center Oral History School Biographies |
Data de Defesa: | Jul-2021 |
Resumo: | Esta Tese teve como objetivo principal compreender em que medida um Centro de Memória escolar, a partir da reconstrução histórica da instituição, sua reescrita, da identificação, arranjo e inventário das fontes históricas localizadas nos arquivos da escola - assim como o registro dos depoimentos e memórias de professores e alunos, através da metodologia da História Oral - possibilita-nos reunir e transmitir o conhecimento acumulado, e desta forma dar novos sentidos à instituição, como um legado para as novas gerações da comunidade escolar e para a própria instituição. Partimos da premissa de que um Centro de Memória, enquanto espaço de construção de sentidos, de narrativas, de conhecimentos, de novos valores e símbolos, contribui para que a memória individual possa ser transformada em memória coletiva, e o arquivo ser reconhecido como fonte de história.
O Colégio Notre Dame é um estabelecimento particular, católico e vinculado ao sistema estadual de ensino. Motivado pelo carisma do fundador da Congregação de Santa Cruz, o Beato francês Basile Antoine Moreau, o Irmão Paulo Francis Schaefer, norte-americano, fundou o Colégio em 11 de dezembro de 1961. O objetivo dos religiosos inicialmente foi promover a instrução e a educação integral do educando. Em regime de semi-internato, além do desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos, o Colégio deu ênfase à sua formação física, artística e religiosa. A instrução tinha como meta transmitir conhecimentos específicos e habilidades; a educação almejava fomentar valores, atitudes e comportamentos que empregassem aqueles conhecimentos e aquelas habilidades adequada e produtivamente. Empenharam-se em formar “jovens líderes cristãos para um Brasil novo”, nas palavras do fundador.
Desde 1996, a direção do Notre Dame é exercida por educadores laicos, e a principal finalidade de seu projeto educativo é a excelência acadêmica nos resultados e a expansão das perspectivas e das fronteiras do processo de aprendizagem. Com esse intuito, além das aulas realizadas no período regular, os alunos contam com uma Escola de Esportes, com um Centro de Cultura e Arte (CECAND), que juntos oferecem aproximadamente 40 modalidades de cursos extracurriculares. O aluno do Notre Dame ainda tem a possibilidade de obter o diploma do Ensino Médio norte-americano, através do curso High School, oferecido pela escola.
Em termos acadêmicos, esta pesquisa é uma investigação que está no domínio da História das Instituições Educativas. Estas, que são meios de transmissão de conhecimento e de cultura, estão na base da História da Educação. Além do levantamento da bibliografia que aborda a temática, busquei reunir novas fontes de informação sobre o Colégio, que foram identificadas nos arquivos da instituição e nas entrevistas realizadas com alunos e professores. Estas ações trouxeram a instituição para uma posição de grande centralidade na compreensão dos fenômenos educativos, no entendimento dos processos de socialização das novas gerações, das mudanças ao longo do tempo, de suas transformações e adequações, o que ampliou a importância da instituição nesta investigação e fundamentou esta Tese. This thesis had as main objective to understand to what extent a school Memory Center, from the historical reconstruction of the institution, its rewriting, the identification, arrangement and inventory of the historical sources located in the school archives - as well as the record of the testimonies and memories of teachers and students, through the methodology of Oral History - allows us to gather and transmit the accumulated knowledge and thus give new meanings to the institution, as a legacy for the new generations of the school community and for the institution itself. We start from the premise that a Memory Center, as a space for the construction of meanings, narratives, knowledge, new values and symbols, contributes so that individual memory can be transformed into collective memory and the archive be recognized as a source of history. Notre Dame is a private school, catholic, linked to the state education system. Motivated by the charism of the founder of the Congregation of Holy Cross, the Blessed French Basile Antoine Moreau, Brother Paul Francis Schaefer, American, founded the College on December 11, 1961. The objective of the religious was initially to promote instruction and integral education of the student. In a semi-boarding school, in addition to the students' intellectual, social and moral development, the College emphasized their physical, artistic and religious training. The instruction was aimed at imparting specific knowledge and skills; education aimed to foster values, attitudes and behaviors that used that knowledge and skills appropriately and productively. They endeavored to train “young Christian leaders for a new Brazil”, in the words of the founder. Since 1996, the direction of Notre Dame has been carried out by secular educators, and the main use of their educational project is academic excellence in outcomes and expanding perspectives and boundaries of the learning process. For this purpose, in addition to regular classes, students have a Sports School, a Culture and Art Center (CECAND), which together offer approximately 40 classes of extracurricular courses. The student of Notre Dame still has the possibility of accomplishing the North American High School, offered by the school. In academic terms, this research is an investigation that is in the domain of the History of Educational Institutions. These, which are means of transmitting knowledge and culture, are at the basis of the History of Education. In addition to the survey of the bibliography that addresses the theme, I sought to gather new sources of information about the College, which were identified in the institution's archives and in the production of interviews with students and teachers. These actions brought the institution to a position of great centrality in understanding the educational phenomena, the socialization processes of the new generations, the changes over time, their transformations and adaptations, which increased the importance of the institution in this investigation and justified this Thesis. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/50407 |
Designação: | Tese de doutoramento, Educação (História da Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
Aparece nas colecções: | IE - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulsd737028_td_Isabela_Salgado.pdf | 5,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.