Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/49131
Título: | Redes de comunicação : a liberdade sem fios - Configuração de redes wireless |
Autor: | Silva, Jorge Costa e |
Orientador: | Piedade, João Calha, Mário João Barata |
Palavras-chave: | Redes de comunicação Redes sem fios Contexto escolar Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 |
Data de Defesa: | 2020 |
Resumo: | O presente relatório descreve o projeto de intervenção intitulado “Redes de
Comunicação: A liberdade sem fios - Configuração de Redes Wireless” implementado na
Escola Secundária Eduardo Gageiro, na turma do 10º ano do Curso Profissional de Técnico
de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na disciplina de Redes de Comunicação,
no módulo 2: “Redes de Comunicação”.
A ideia subjacente à temática deste relatório foi realçar a importância crescente que a
utilização de redes sem fios tem a vários níveis que vão desde a implementação e
configuração até à disposição dos dispositivos, que tanto impacto poderá ter na idealização e
conceção dos ambientes de aprendizagem do futuro. Os dispositivos englobam: PCs (tanto
portáteis como de secretária), smartphones, iPhones, tablets, iPads. Este conceito de rede sem
fios pode servir também como introdução a todo o tipo de equipamentos que permitam a
conexão em rede para realizar determinadas funções inerentes aos mesmos, entrando assim
no universo da internet das coisas.
No projeto de intervenção foram constituídos 5 grupos, o que permitiu a configuração
de 5 redes com 5 nomes de rede (SSIDs) diferentes. Foram utilizados 5 PCs desktop, 5 pens
wireless, 5 routers por ligação. Após as redes terem sido montadas, foram analisadas as
performances de cada uma das ligações. Para esse efeito foram explorados vários softwares
gratuitos existentes como o Wifi Analyzer, Wifi Analyzer and Scanner, Net Spot, Vistumbler,
tendo sido escolhido pelos diversos grupos um dos softwares para uniformização que tivesse
como características a facilidade de instalação em sistemas operativos como o Windows
(PCs), Android (Smartphones) e IOS (Iphones), intuitivo na sua utilização, na forma de ler
resultados. Esta análises foram, pois, efetuadas através de PC´s e Smartphones por grupo. Foi
possível identificar quais os locais onde seria possível obter melhores valores da receção de
frequência de rede, que banda de frequência escolher, concretamente entre 2.4 GHz ou 5 GHz, bem como dentro de cada banda de frequência o melhor canal para receção do sinal.
Através das atividades desenvolvidas, os alunos aprenderam que existe a possibilidade de
monitorizar a receção do sinal, podendo desta forma efetuar os ajustes necessários para obter
uma melhor performance dos dispositivos utlizados e respetiva ligação à rede. Uma rede
WiFi otimizada é essencial para uma conexão com a internet eficiente. This report describes the intervention project entitled “Communication Networks: Wireless Freedom - Wireless Network Configuration” implemented at the Eduardo Gageiro Secondary School, in the 10th year class of the Professional Course in Computer Systems Management and Programming Technician, at Communication Networks discipline, in module 2: “Communication Networks”. The idea behind the theme of this report was to highlight the growing importance that the use of wireless networks has at various levels, ranging from implementation and configuration to the disposition of devices, which may have such an impact on the idealization and design of classrooms in the future. The devices include: PCs (both portable and desktop), smartphones, iPhones, tablets, iPads. This wireless network concept can also serve as an introduction to all types of devices that allow network connection to perform certain functions inherent to them, thus entering the universe of the internet of things. In the intervention project, 5 groups were created, which allowed the configuration of 5 networks with 5 different network names (SSIDs). 5 desktop PCs, 5 wireless pens, 5 routers per connection were used. After the networks were assembled, the performance of each connection was analyzed. For this purpose, several existing free software were explored, such as Wifi Analyzer, Wifi Analyzer and Scanner, Net Spot, Vistumbler, having been chosen by several groups as one of the software for standardization that had the ease of installation in operating systems such as Windows (PCs), Android (Smartphones) and IOS (Iphones), intuitive in their use, in the way of reading results. These analyzes were therefore carried out using PCs and smartphones per group. It was possible to identify the places where it would be possible to obtain better values of the network frequency reception, which frequency band to choose, specifically between 2.4 GHz or 5 GHz, as well as within each frequency band the best channel for receiving the signal. Through the activities developed, the students learned that there is the possibility to monitor the reception of the signal, thus being able to make the necessary adjustments to obtain a better performance of the devices used and their connection to the network. An optimized Wi-Fi network is essential for an efficient internet connection. |
Descrição: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/49131 |
Designação: | Mestrado em Ensino |
Aparece nas colecções: | REIT - Mestrados em Ensino |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfpie056430_tm.pdf | 9,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.