Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/49130
Título: | Uso da narrativa multimodal como ferramenta pedagógica no ensino de inglês no 1º CEB |
Autor: | Pontes, Aida Isabel Santos |
Orientador: | Cavalheiro, Lili Lopes |
Palavras-chave: | Narrativas multimodais Língua inglesa - Estudo e ensino Ensino básico (1º ciclo) Crianças - Aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 |
Data de Defesa: | 2021 |
Resumo: | Este relatório apresenta a Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada no
âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo
2020/2021. A PES decorreu na Escola Básica Teixeira de Pascoais, do Agrupamento
Escolas de Alvalade em Lisboa, com uma turma de 4º ano, e consistiu em onze aulas de
quarenta e cinco minutos.
Ao longo da PES pretendeu-se verificar a aplicabilidade da narrativa multimodal
como ferramenta pedagógica facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de
forma a melhorar o desempenho dos alunos. Tendo como suporte o recurso à
metodologia de trabalho de projeto e de um portefólio, pretendeu-se ensinar os
conteúdos linguísticos através de atividades que desenvolvem as capacidades
comunicativas dos alunos. Com o objetivo de proporcionar aos alunos oportunidades
para praticar as suas competências orais, ensaiando situações comunicativas reais, fez-se
uso do Communicative Language Teaching e do Task-based Learning. Intentou-se
ainda estimular a criatividade dos alunos recorrendo à construção de narrativas através
de diferentes modos, nomeadamente por via das imagens desenhadas e da palavra
escrita com o objetivo de constituírem aprendizagens significativas.
No sentido de aferir o sucesso da aprendizagem e aplicação das narrativas
multimodais como ferramentas pedagógicas no ensino, procedeu-se à sua avaliação
através de vários instrumentos, tais como a observação direta, um questionário (inicial e
final), feedback por escrito ao nível individual e um portefólio compilando as várias
componentes referentes às duas fases do projeto desenvolvido (a exploração de um
picturebook e a construção de uma história). A partir da análise dos dados obtidos, é
possível concluir que o uso de narrativas multimodais desenvolve a autoconfiança dos
alunos motivando-os para a construção de significado e aquisição de aprendizagens
significativas, promovendo assim as capacidades cognitivas e comunicativas dos alunos. This report presents the Supervised Teaching Practice (STP) within the scope of the Master’s in Teaching English in the 1st Cycle of Basic Education in the 2019/2020 school year. The STP took place at the Teixeira de Pascoais Elementary School in Lisbon with a fourth-grade class and consisted of eleven forty-five-minute lessons. Throughout STP, the aim was to verify the applicability of multimodal narratives as a pedagogical tool that facilitates the teaching and learning process to improve students’ linguistic performance. By resorting to project work and a portfolio, students’ communicative skills were developed through activities that promoted their linguistic content. In order to provide them with opportunities to practice their oral skills, Communicative Language Teaching and Task-based Learning were likewise applied. As the aim was to also stimulate learners’ creativity, they created their own multimodal narratives with drawings and text, which contributed to a meaningful learning experience. So, to measure the students’ learning success and the impact of multimodal narratives as a pedagogical tool, various instruments were considered, such as direct observation, a questionnaire (applied at the beginning and at the end of the STP), written feedback provided at the individual level and a portfolio compiling the various components related to the two phases of the project (the study of a picturebook and the creation of a story). From what was observed, it is possible to conclude that multimodal narratives not only help develop students’ self-confidence, but also motivates them to acquire meaningful learning as well as promote their cognitive and communicative skills. |
Descrição: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/49130 |
Designação: | Mestrado em Ensino |
Aparece nas colecções: | REIT - Mestrados em Ensino |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfpie056429_tm.pdf | 6,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.