Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/49130
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalheiro, Lili Lopes-
dc.contributor.authorPontes, Aida Isabel Santos-
dc.date.accessioned2021-07-26T15:21:00Z-
dc.date.available2021-07-26T15:21:00Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-03-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/49130-
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021pt_PT
dc.description.abstractEste relatório apresenta a Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2020/2021. A PES decorreu na Escola Básica Teixeira de Pascoais, do Agrupamento Escolas de Alvalade em Lisboa, com uma turma de 4º ano, e consistiu em onze aulas de quarenta e cinco minutos. Ao longo da PES pretendeu-se verificar a aplicabilidade da narrativa multimodal como ferramenta pedagógica facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de forma a melhorar o desempenho dos alunos. Tendo como suporte o recurso à metodologia de trabalho de projeto e de um portefólio, pretendeu-se ensinar os conteúdos linguísticos através de atividades que desenvolvem as capacidades comunicativas dos alunos. Com o objetivo de proporcionar aos alunos oportunidades para praticar as suas competências orais, ensaiando situações comunicativas reais, fez-se uso do Communicative Language Teaching e do Task-based Learning. Intentou-se ainda estimular a criatividade dos alunos recorrendo à construção de narrativas através de diferentes modos, nomeadamente por via das imagens desenhadas e da palavra escrita com o objetivo de constituírem aprendizagens significativas. No sentido de aferir o sucesso da aprendizagem e aplicação das narrativas multimodais como ferramentas pedagógicas no ensino, procedeu-se à sua avaliação através de vários instrumentos, tais como a observação direta, um questionário (inicial e final), feedback por escrito ao nível individual e um portefólio compilando as várias componentes referentes às duas fases do projeto desenvolvido (a exploração de um picturebook e a construção de uma história). A partir da análise dos dados obtidos, é possível concluir que o uso de narrativas multimodais desenvolve a autoconfiança dos alunos motivando-os para a construção de significado e aquisição de aprendizagens significativas, promovendo assim as capacidades cognitivas e comunicativas dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThis report presents the Supervised Teaching Practice (STP) within the scope of the Master’s in Teaching English in the 1st Cycle of Basic Education in the 2019/2020 school year. The STP took place at the Teixeira de Pascoais Elementary School in Lisbon with a fourth-grade class and consisted of eleven forty-five-minute lessons. Throughout STP, the aim was to verify the applicability of multimodal narratives as a pedagogical tool that facilitates the teaching and learning process to improve students’ linguistic performance. By resorting to project work and a portfolio, students’ communicative skills were developed through activities that promoted their linguistic content. In order to provide them with opportunities to practice their oral skills, Communicative Language Teaching and Task-based Learning were likewise applied. As the aim was to also stimulate learners’ creativity, they created their own multimodal narratives with drawings and text, which contributed to a meaningful learning experience. So, to measure the students’ learning success and the impact of multimodal narratives as a pedagogical tool, various instruments were considered, such as direct observation, a questionnaire (applied at the beginning and at the end of the STP), written feedback provided at the individual level and a portfolio compiling the various components related to the two phases of the project (the study of a picturebook and the creation of a story). From what was observed, it is possible to conclude that multimodal narratives not only help develop students’ self-confidence, but also motivates them to acquire meaningful learning as well as promote their cognitive and communicative skills.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectNarrativas multimodaispt_PT
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectCrianças - Aprendizagempt_PT
dc.subjectRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021pt_PT
dc.titleUso da narrativa multimodal como ferramenta pedagógica no ensino de inglês no 1º CEBpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensinopt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie056429_tm.pdf6,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.