Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/49130
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cavalheiro, Lili Lopes | - |
dc.contributor.author | Pontes, Aida Isabel Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T15:21:00Z | - |
dc.date.available | 2021-07-26T15:21:00Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/49130 | - |
dc.description | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 | pt_PT |
dc.description.abstract | Este relatório apresenta a Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2020/2021. A PES decorreu na Escola Básica Teixeira de Pascoais, do Agrupamento Escolas de Alvalade em Lisboa, com uma turma de 4º ano, e consistiu em onze aulas de quarenta e cinco minutos. Ao longo da PES pretendeu-se verificar a aplicabilidade da narrativa multimodal como ferramenta pedagógica facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de forma a melhorar o desempenho dos alunos. Tendo como suporte o recurso à metodologia de trabalho de projeto e de um portefólio, pretendeu-se ensinar os conteúdos linguísticos através de atividades que desenvolvem as capacidades comunicativas dos alunos. Com o objetivo de proporcionar aos alunos oportunidades para praticar as suas competências orais, ensaiando situações comunicativas reais, fez-se uso do Communicative Language Teaching e do Task-based Learning. Intentou-se ainda estimular a criatividade dos alunos recorrendo à construção de narrativas através de diferentes modos, nomeadamente por via das imagens desenhadas e da palavra escrita com o objetivo de constituírem aprendizagens significativas. No sentido de aferir o sucesso da aprendizagem e aplicação das narrativas multimodais como ferramentas pedagógicas no ensino, procedeu-se à sua avaliação através de vários instrumentos, tais como a observação direta, um questionário (inicial e final), feedback por escrito ao nível individual e um portefólio compilando as várias componentes referentes às duas fases do projeto desenvolvido (a exploração de um picturebook e a construção de uma história). A partir da análise dos dados obtidos, é possível concluir que o uso de narrativas multimodais desenvolve a autoconfiança dos alunos motivando-os para a construção de significado e aquisição de aprendizagens significativas, promovendo assim as capacidades cognitivas e comunicativas dos alunos. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report presents the Supervised Teaching Practice (STP) within the scope of the Master’s in Teaching English in the 1st Cycle of Basic Education in the 2019/2020 school year. The STP took place at the Teixeira de Pascoais Elementary School in Lisbon with a fourth-grade class and consisted of eleven forty-five-minute lessons. Throughout STP, the aim was to verify the applicability of multimodal narratives as a pedagogical tool that facilitates the teaching and learning process to improve students’ linguistic performance. By resorting to project work and a portfolio, students’ communicative skills were developed through activities that promoted their linguistic content. In order to provide them with opportunities to practice their oral skills, Communicative Language Teaching and Task-based Learning were likewise applied. As the aim was to also stimulate learners’ creativity, they created their own multimodal narratives with drawings and text, which contributed to a meaningful learning experience. So, to measure the students’ learning success and the impact of multimodal narratives as a pedagogical tool, various instruments were considered, such as direct observation, a questionnaire (applied at the beginning and at the end of the STP), written feedback provided at the individual level and a portfolio compiling the various components related to the two phases of the project (the study of a picturebook and the creation of a story). From what was observed, it is possible to conclude that multimodal narratives not only help develop students’ self-confidence, but also motivates them to acquire meaningful learning as well as promote their cognitive and communicative skills. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Narrativas multimodais | pt_PT |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico (1º ciclo) | pt_PT |
dc.subject | Crianças - Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 | pt_PT |
dc.title | Uso da narrativa multimodal como ferramenta pedagógica no ensino de inglês no 1º CEB | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
Aparece nas colecções: | REIT - Mestrados em Ensino |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfpie056429_tm.pdf | 6,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.