Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/48342
Título: | A vergonha de ser Lucrécia |
Autor: | caseirao, armando |
Palavras-chave: | Lotto, Lorenzo, 1480-1557 Cranach, Lucas, O Velho 1472-1553 Caseirão, Armando Jorge, 1961- Desenho Auto mutilação Vergonha - Arte Redes sociais Inovações tecnológicas Congressos - Actas |
Data: | Mai-2021 |
Editora: | Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa |
Citação: | In: Colóquio Expressão Múltipla IV : teoria e prática do desenho : atas das conferências. - Lisboa, 2021, p.41-50 |
Resumo: | Tendo por base o conceito de vergonha e, a reacção de auto mutilação, apresentamos o resultado da realização de um conjunto de desenhos, que abordam o conceito de vergonha, expressa a partir das representações de Lucrécia, que segundo a lenda se suicidou perante a vergonha de ter sido violada e chantageada por Sexto Tarquinio: este tema foi abordado por diversos pintores como Jorg Breu ou Lucas Cranach. Mais particularmente a partir da obra de Lorenzo Lotto, Ritratto di gentildonna nelle vesti di Lucrezia, de 1533, onde uma jovem ostenta um desenho representando Lucrecia, desenvolvemos um conjunto de desenhos onde a abordagem contemporânea pretende retratar as imagens resultante da vergonha e da automutilação. Transposição desse mesmo conceito para trabalhos que espelham a contemporaneidade de um quotidiano pautado pela internet e smartphones, com redes sociais e livestreaming. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/48342 |
ISBN: | 978-989-8944-39-9 |
Aparece nas colecções: | FBA-CIEBA - Livros e Capítulos de livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CIEBA_EXPRESSÃO MULTIPLA 2020_CAPA.jpg | 190,32 kB | JPEG | ![]() Ver/Abrir | |
CIEBA_EXPRESSÃO MULTIPLA 2020_armandoCaseirao_p.41-50.pdf | 601,13 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.