Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O docente e a apropriação do uso das TIC na transformação de suas práticas pedagógicas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfpie055875_tm.pdf940.5 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho aborda o uso das TIC nas práticas docentes. Tem como tema o docente e a apropriação do uso das TIC na transformação de suas práticas pedagógicas. O estudo desenvolvido teve como objetivos compreender a importância que os docentes atribuem ao uso das tecnologias digitais no ensino, em geral, refletir sobre qual o potencial pedagógico das tecnologias digitais e seus objetivos de uso, além de pontuar os facilitadores e obstáculos na sua utilização didática. Para o desenvolvimento deste trabalho adotou-se uma metodologia qualitativa tendo sido realizadas entrevistas semiestruturas com professores de uma escola pública da rede estadual de São Paulo. Os dados foram analisados com base numa análise categorial temática, usando um sistema gerado a partir do guião da entrevista e a partir dos dados coletados. Concluímos que as TIC na visão dos docentes aqui entrevistados já se tornaram uma ferramenta indispensável em seu dia a dia, o que consequentemente os beneficia de certa forma. Porém como observado, existe uma lacuna grande entre o conhecimento das tecnologias digitais e o domínio delas. Por fim, o presente trabalho propõe a realização de novas pesquisas com a finalidade de aprofundar o conhecimento sobres estes aspectos.
This work approaches the use of ICT in teaching practices. It has as theme the teacher and the appropriation of the use of ICT in the transformation of their pedagogical practices. The developed study has as objectives to understand the importance that teachers attribute to the use of digital technologies in teaching; in general, reflect about the pedagogical potential of digital technologies and their objectives of use, in addition punctuate the facilitators and obstacles in the didactic utilization.For the development of this work, a qualitative methodology was adopted, and semidirected interviews were accomplished with teachers from a public school in the state of São Paulo. The data were analyzed based on a thematic categorical analysis, using a system generated from the interview guide and from the collected data.Concluding that ICT from the interviewed teachers view has already become an indispensable daily tool, which consequently benefits them in certain way. However as noted, there is a big gap between the knowledge of digital technologies and their mastery. Finally, the present work proposes the realization of new researches in order to deepen into the knowledge about these aspects.

Description

Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021

Keywords

Tecnologias da informação e da comunicação Práticas pedagógicas Tecnologia educativa Professores Teses de mestrado - 2021

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License