Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/47080
Título: | O uso do texto literário na disciplina de História de 9º ano : exemplos em sala de aula |
Autor: | Gonçalves, Analia dos Santos |
Orientador: | Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951- |
Palavras-chave: | História - Estudo e ensino Leitura Texto literário Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 |
Data de Defesa: | 2020 |
Resumo: | O presente Relatório Final intitulado O uso do texto literário na disciplina de
História de 9.º ano – Exemplos em sala de aula – foi realizado no âmbito da conclusão
do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino
Secundário, orientado pelo Professor Doutor Miguel Monteiro.
Nos dias de hoje a leitura é um bem essencial, tantas vezes considerada um dado
adquirido. Saber ler adquiriu múltiplos significados deixando de ser somente a
descodificação de símbolos e a transmissão de uma mensagem, é acima de tudo a
compreensão plena da informação transmitida, e a capacidade de criticar e apreciar essa
informação. A utilização de textos literários enquanto instrumentos didáticos da
disciplina de História são pouco utilizados em sala de aula. Ao longo do relatório procurei
estabelecer uma relação entre os benefícios dos hábitos de leitura regulares com os
objetivos da disciplina de História.
Ao longo do primeiro semestre do Ano Lectivo de 2019/2020 realizei a Iniciação
à Prática Profissional na Escola D. António da Costa, localizada em Almada, com a turma
9.º 3, lecionando treze aulas. Em três das treze aulas lecionadas procurei utilizar o texto
literário como instrumento didático, procurando estabelecer relações entre os textos e a
matéria a lecionar. Os textos escolhidos foram O Grande Gatsby, A Quinta dos Animais,
o Manifesto Futurista e a Ode Triunfal. A apresentação destes textos aos alunos teve
como principal objetivo demonstrar-lhes outro tipo de textos para além do manual
escolar, e não um profundo desenvolvimento das relações textuais. The following Final Report entitled Using Literary Texts in the 9th Grade History Classroom – Classroom Examples – was developed to conclude of the Master in History Teaching in the 3 rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education, guided by Professor Doctor Miguel Monteiro. Nowadays reading is an essential asset, so often taken for granted. Knowing how to read has acquired multiple meanings, stopping being just the decoding of symbols and the transmission of a message, it is above all the full understanding of the information transmitted, and the ability to criticize and appreciate that information. The use of literary texts as teaching instruments in the subject of History is little used in the classroom. Throughout the report, I tried to establish a relation between the benefits of regular reading habits and the objectives of the subject of History. During the third semester of the Master in History Teaching in the 3 rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education, I did my Initiation to Professional Practice III at the D. António da Costa School, located in Almada, with the 9.º 3 Class, teaching a total of thirteen classes. In three of the thirteen classes taught, I tried to use the literary text as a didactic instrument, trying to establish a relation between the texts and the subject to be taught. The chosen texts were The Great Gatsby, The Animal Farm, The Futuristic Manifesto, and the Ode Triumphal. The main purpose of presenting these texts to students was to show them other types of texts besides the school manual, and not a deep development of textual relations. |
Descrição: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/47080 |
Designação: | Mestrado em Ensino |
Aparece nas colecções: | REIT - Mestrados em Ensino |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfpie055840_tm.pdf | 6,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.