Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10451/4523
Title: | Professores de Matemática: Das concepções aos saberes profissionais |
Author: | Ponte, João Pedro da |
Keywords: | Concepções Conhecimento profissional Professores de Matemática Reflexão Resolução de problemas |
Issue Date: | 1993 |
Citation: | Ponte, J. P. (1993). Professores de Matemática: Das concepções aos saberes profissionais (conferência plenária). In Actas do IV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Ponta Delgada, Açores (pp. 59-80). Lisboa: APM. |
Abstract: | Começo por traçar um quadro geral do que tem sido a investigação acerca das concepções, crenças e práticas dos professores da nossa disciplina, debruçando-me principalmente sobre os estudos feitos em Portugal. De seguida abordo os saberes que permitem o desempenho da sua actividade docente como o processo de criação desses mesmos saberes. Concluo indicando que um programa de investigação perspectivado em torno do saber prático e da reflexão poderá ajudar a ultrapassar a visão do professor como um profissional mais ou menos “carente” em relação às concepções e práticas apontadas como “correctas” pelas autoridades educativas. Ele poderá emergir como um actor pensante e actuante, dotado de uma intencionalidade e de um saber próprios, que em cada momento procura usar da melhor forma os meios à sua disposição para criar, conduzir e aperfeiçoar oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Peer review: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/4523 |
Appears in Collections: | FC-DE-CIE-GIDM - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
93 Ponte (SIEM IV Açores).pdf | 97,09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.