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http://hdl.handle.net/10451/42940
Título: | Efeitos da consciência reflexiva na motivação intrínseca dos professores |
Autor: | Cunha, Isabel Maria A. P. C. da |
Orientador: | Azevedo, Mário |
Palavras-chave: | Professores Papel do professor Ensino Competência do professor Motivação do professor Teses de mestrado - 1994 |
Data de Defesa: | 1994 |
Resumo: | Este trabalho examina a possibilidade de se aumentar a motivação intrínseca dos professores para ensinar e aprender a ensinar, através da modificação de alguns factores que parecem mais facilmente manipuláveis. O contexto teórico desta relação assenta no processo de auto-avaliação de eficácia dos professores, dentro da teoria cognitiva social de Bandura e da teoria de atribuição de Weiner. Partiu-se da hipótese de que uma mudança no locus de causalidade dos professores, no sentido de uma maior internidade, uma maior objectividade na auto-avaliação de competência, aliadas a uma mudança dos padrões internos por outros mais ambiciosos e consciencializados como desejáveis, aumentaria nos professores a motivação intrínseca pela tarefa do ensino. Para atingir as mudanças pretendidas, recorreu-se a uma acção de formação, centrada em dois objectivos principais. Por um lado, procurou-se aumentar os conhecimentos acerca do conceito, valor e requisitos da tarefa de ensino-educação e do papel do professor, através de uma maior autoconsciência reflexiva em relação a padrões de professores mais desafiantes. Por outro lado tentou-se fomentar nós professores um maior conhecimento de si mesmos como profissionais, através do aumento do conhecimento de processos e técnicas de ensino e de auto-avaliação de eficácia, de modo a possibilitar uma maior objectividade na comparação entre os desempenhos e os padrões internos. Algumas das modificações pretendidas foram alcançadas, uma vez que houve um aumento significativo na internidade dos professores. O aumento de internidade dos professores acarretou um aumento da expectativa de resultados e da responsabilidade, tanto pelo sucesso como pelo fracasso dos alunos. O sentimento de responsabilidade pelo sucesso dos alunos revelou-se significativamente relacionado com a motivação intrínseca, o que não sucedeu com o sentimento de responsabilidade pelo fracasso, que não se mostrou significativamente relacionado com essa variável. Outro dos efeitos conseguidos com a acção de formação foi o estreitamento das relações entre as variáveis duma forma significativa. Apesar dos resultados conseguidos, as expectativas em relação ao aumento, da motivação intrínseca dos professores foram goradas, uma vez que a acção de formação conseguiu a modificação pretendida nos diversos factores motivacionais, mas não alterou a motivação intrínseca dos professores. Várias hipóteses são levantadas e discutidas para a ausência do aumento significativo da motivação intrínseca dos professores com a acção de formação realizada. |
Descrição: | Tese de mestrado em Educação, apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1994 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/42940 |
Designação: | Mestrado em Educação |
Aparece nas colecções: | FC - Dissertações de Mestrado |
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