Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/42940
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, Mário-
dc.contributor.authorCunha, Isabel Maria A. P. C. da-
dc.date.accessioned2020-04-17T16:27:39Z-
dc.date.available2020-04-17T16:27:39Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/42940-
dc.descriptionTese de mestrado em Educação, apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1994pt_PT
dc.description.abstractEste trabalho examina a possibilidade de se aumentar a motivação intrínseca dos professores para ensinar e aprender a ensinar, através da modificação de alguns factores que parecem mais facilmente manipuláveis. O contexto teórico desta relação assenta no processo de auto-avaliação de eficácia dos professores, dentro da teoria cognitiva social de Bandura e da teoria de atribuição de Weiner. Partiu-se da hipótese de que uma mudança no locus de causalidade dos professores, no sentido de uma maior internidade, uma maior objectividade na auto-avaliação de competência, aliadas a uma mudança dos padrões internos por outros mais ambiciosos e consciencializados como desejáveis, aumentaria nos professores a motivação intrínseca pela tarefa do ensino. Para atingir as mudanças pretendidas, recorreu-se a uma acção de formação, centrada em dois objectivos principais. Por um lado, procurou-se aumentar os conhecimentos acerca do conceito, valor e requisitos da tarefa de ensino-educação e do papel do professor, através de uma maior autoconsciência reflexiva em relação a padrões de professores mais desafiantes. Por outro lado tentou-se fomentar nós professores um maior conhecimento de si mesmos como profissionais, através do aumento do conhecimento de processos e técnicas de ensino e de auto-avaliação de eficácia, de modo a possibilitar uma maior objectividade na comparação entre os desempenhos e os padrões internos. Algumas das modificações pretendidas foram alcançadas, uma vez que houve um aumento significativo na internidade dos professores. O aumento de internidade dos professores acarretou um aumento da expectativa de resultados e da responsabilidade, tanto pelo sucesso como pelo fracasso dos alunos. O sentimento de responsabilidade pelo sucesso dos alunos revelou-se significativamente relacionado com a motivação intrínseca, o que não sucedeu com o sentimento de responsabilidade pelo fracasso, que não se mostrou significativamente relacionado com essa variável. Outro dos efeitos conseguidos com a acção de formação foi o estreitamento das relações entre as variáveis duma forma significativa. Apesar dos resultados conseguidos, as expectativas em relação ao aumento, da motivação intrínseca dos professores foram goradas, uma vez que a acção de formação conseguiu a modificação pretendida nos diversos factores motivacionais, mas não alterou a motivação intrínseca dos professores. Várias hipóteses são levantadas e discutidas para a ausência do aumento significativo da motivação intrínseca dos professores com a acção de formação realizada.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectPapel do professorpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectCompetência do professorpt_PT
dc.subjectMotivação do professorpt_PT
dc.subjectTeses de mestrado - 1994pt_PT
dc.titleEfeitos da consciência reflexiva na motivação intrínseca dos professorespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educaçãopt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie049020_tm.pdf10,82 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.