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http://hdl.handle.net/10451/40084
Title: | Mapa cognitivo das profissões e compromisso das aspirações profissionais em jovens do 9º e 12ºanos de escolaridade |
Author: | Monraia, Maria João, 1970- |
Advisor: | Duarte, Maria Eduarda, 1955- |
Keywords: | Teses de mestrado - 1997 Orientação profissional Orientação escolar Desenvolvimento da carreira Aspirações profissionais Processo de compromisso |
Defense Date: | 1997 |
Abstract: | No âmbito das teorias desenvolvimentistas de carreira surgiu na década de oitenta a teoria das Aspirações Profissionais de Linda Gottfredson (1981). Fundamentada em alguns dos pressupostos teóricos das teorias desenvolvimentistas, nomeadamente e com maior ênfase na teoria de Donald Super, a teoria das Aspirações Profissionais atribui uma particular importância ao auto-conceito e considera a sua evolução ao longo de fases de desenvolvimento. No entanto, procura também integrar alguns aspectos sociológicos e também evidencia a influência de concepções teóricas estruturais, nomeadamente, de John Holland. Atribuindo um papel importante às variáveis sexo e prestígio no desenvolvimento das aspirações profissionais, Gottfredson procura ainda caracterizar, de uma forma sistemática, as fases iniciais desse desenvolvimento correspondente à infância. Enfatiza também os processos de compromisso e restrição inerentes às escolhas de carreira. Representando uma nova integração dos sistemas sociais e das abordagens desenvolvimentistas, a teoria revela-se como um estímulo para a investigação sobre carreiras (Osipow, 1983, p.247), pelo que tem suscitado a realização de alguns estudos empíricos com o objectivo de avaliar alguns dos pressupostos inerentes a esta recente abordagem das escolhas de carreira. Partindo deste quadro teórico o presente trabalho, sob a forma de uma dissertação de mestrado, constitui uma abordagem da teoria desenvolvimentista das Aspirações Profissionais proposta por Linda Gottfredson. Pretende, assim, enfatizar a importância dos modelos de desenvolvimento da carreira, que continuam a representar o maior paradigma no âmbito do aconselhamento de carreira (Savickas 1992b, citado em Duarte, 1993, p.46).Simultaneamente, pretende testar face a amostras portuguesas alguns dos pressupostos teóricos mais relevantes preconizados por esta teoria, nomeadamente o Mapa cognitivo das profissões e o processo de compromisso. Deste modo, relativamente ao primeiro construto - Mapa cognitivo das profissões - constituem objectivos deste trabalho estudar, tal como postula a teoria, a existência de uma visão comum, relativa ao prestígio e masculinidade/feminilidade (tipificação sexual), das profissões em função da variável sexo. Procura-se também estudar a visão comum das profissões em função da variável ano de escolaridade o que, em certa medida, permite o estudo do Mapa cognitivo ao longo das fases de desenvolvimento. Relativamente ao estudo do processo de compromisso pretende-se neste trabalho estudar um dos princípios que lhe são inerentes: a maior importância que é atribuída aos elementos mais centrais do auto-conceito, nomeadamente o sexo, relativamente aos elementos mais periféricos, como os interesses, integrados no auto-conceito em fases mais tardias do desenvolvimento, sempre que surge a necessidade de estabelecer compromissos com objectivos profissionais. Este princípio constitui o que tem, porventura, suscitado um número mais elevado de estudos empíricos, relativos a este processo. Pretende-se, assim, estudar a importância relativa da tipificação sexual, prestígio e interesses no âmbito dos compromissos de carreira. Ainda que os objectivos apresentados possam, em certa medida, ser encarados como demasiado ambiciosos tendo em conta a complexidade dos construtos teóricos envolvidos, a sua abordagem é considerada pertinente principalmente por em Portugal a teoria ainda não ter recebido evidência empírica. Deste modo, vai procurar-se neste trabalho apresentar a teoria das Aspirações Profissionais de uma forma sistemática por forma a facilitar a compreensão dos conceitos teóricos que lhe são inerentes e, posteriormente, desenvolver um estudo empírico através do Mapa cognitivo das profissões e do processo de compromisso. (...) |
Description: | Tese de mestrado em Psicologia (Orientação e Desenvolvimento da Carreira) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1997 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/40084 |
Designation: | Mestrado em Psicologia |
Appears in Collections: | FPCE - Dissertações de Mestrado |
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