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Detecção de obstáculos e mobilidade em invisuais : um estudo de psicologia cognitiva

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Abstract(s)

Este trabalho de investigação teve como embrião o meu trabalho no Centro Helen Keller. O facto de me encontrar desde o início do mestrado, numa Escola de Ensino Especial, que faz a integração pedagógica e social de alunos invisuais com normovisuais, despertou-me desde muito cedo o interesse e a atenção. Depois de conviver durante algum tempo com os alunos invisuais, a minha curiosidade, relativamente a certos aspectos dos seus comportamentos, acentuou-se. Por exemplo, como é que os invisuais conhecem a pessoa que apenas lhes toca no braço, ou os cumprimenta? Ou ainda, como é que alguns invisuais se deslocam tão facilmente pelas ruas, sem chocarem contra os obstáculos? Ora foi precisamente o facto de eu observar alguns invisuais (cegos totais) a desviarem-se e a contornarem tão facilmente os obstáculos que se lhes atravessavam pelo caminho, que a minha curiosidade foi mais longe e perguntei a mim mesma, como seria que eles detectavam os obstáculos. Surgiu então a ideia de um trabalho de investigação relacionado com invisuais, mais precisamente focando o problema da detecção de obstáculos e mobilidade. Apareceram porém algumas dificuldades na pesquisa bibliográfica, principalmente no que diz respeito ao problema da detecção de obstáculos. Penso que esta dificuldade na obtenção de mais bibliografia sobre este domínio, se deve ao facto, tanto quanto sei, das investigações que se conhecem dentro desta área pertencerem apenas a experiências já clássicas e por tal a bibliografia existente não ser muito actual. Tanto quanto sei, também não foram realizados desde então outros estudos dentro desta área da detecção de obstáculos. No caso específico de Portugal, não tenho conhecimento de nenhum trabalho de investigação realizado até agora e relacionado com este problema. Relativamente à situação experimental, foi bastante difícil encontrar um local apropriado para a realização das experiências, em especial para a realização da experiência sobre representação espacial, o que fez dilatar o tempo de execução da experimentação. Existiram ainda outras pequenas dificuldades que se prenderam com problemas de mobilidade por parte dos sujeitos e que tornaram ainda mais morosa toda a experimentação. No entanto e com o decorrer do tempo estas dificuldades foram sendo superadas e a investigação foi-se concretizando, existindo sempre grande motivação, tanto por parte dos sujeitos como da minha parte, em levá-la até ao fim. Este estudo é um trabalho do qual me orgulho bastante, é um trabalho sério e onde se tentou ser minimamente eficaz. Não obstante se basear em experiências clássicas já efectuadas anteriormente, penso ser um estudo que poderá trazer alguma evolução na pesquisa e investigação científica sobre a deficiência visual, em Portugal. É claro que com este trabalho reconheço que apenas iniciei um percurso de investigação sobre os invisuais, que espero continuar a percorrer em investigações futuras. É necessário salientar o quanto aprendi com estas experiências, que me levaram a adquirir um melhor e maior conhecimento sobre os invisuais, deixando-me ainda com mais curiosidade do que a existente anteriormente relativamente aos seus problemas. Esta investigação proporcionou-me ainda uma maior motivação para continuar a investigar no domínio das deficiências sensoriais. O facto de permanecer no Centro Helen Keller realça esta motivação, dando-me possibilidades de contactar diariamente com uma população de invisuais, levando-me a aprender todos os dias um pouco mais e abrindo-me as portas a futuras investigações. Espero que o estudo contribua de forma positiva para o futuro da investigação em Portugal, abrindo novos caminhos a trabalhos posteriores na área das deficiências sensoriais, nomeadamente na área da visão.(...)

Description

Tese de mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 1997

Keywords

Teses de mestrado - 1997 Psicologia experimental Psicologia cognitiva Percepção visual Deficiência visual Deficientes visuais

Pedagogical Context

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