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O Projecto Minerva na escola: das expectativas à realidade : um estudo de caso em duas escolas do 2º Ciclo do Pólo do Projecto Minerva da ESE de Lisboa

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Abstract(s)

Inovação e educação são, hoje em dia, indissociáveis numa escola que se quer em mudança. Ao serem introduzidas na escola as Novas Tecnologias de Informação, nomeadamente o computador, criaram-se expectativas quanto ao seu poder inovador. No entanto, o computador por si só, pode ter um efeito perverso reforçando práticas extremamente tradicionais ou pode ser apenas um elemento novo, originando quando muito uma mudança de tipo I de acordo com a teoria da mudança da escola de Palo Alto referida por Benavente (1988, p. 14). Mas, na medida em que é um instrumento novo pode dar origem a uma reflexão sobre as práticas, propiciando uma mudança. Esta dualidade de poder ou não provocar mudança, assenta na perspectiva em que ele é encarado, na modalidade de utilização, na formação dos professores que o utilizam. Em Portugal, em 1985, foi criado o Projecto MINERVA, o mais relevante projecto nacional para a introdução das Novas Tecnologias de Informação no ensino básico e secundário. Foi um Projecto desenvolvido por Universidades e Escolas Superiores de Educação que funcionaram como Pólos e por uma rede não hierarquizada de escolas dos diferentes níveis de ensino, espalhadas por todo o pais. A autora deste estudo foi formadora do Pólo do Projecto MINERVA da ESE de Lisboa até ao final de 1993/94, data de extinção do referido Projecto. Segundo a perspectiva deste Pólo, só haveria uma mudança significativa na educação se, paralelamente à utilização do computador fosse realizada uma formação de professores participada, investigativa com uma constante reflexão sobre a prática, pelo que neste Pólo foi dada prioridade à formação de professores, baseada na perspectiva do Trabalho de Projecto. A priori pareceu-nos ser uma formação segundo uma lógica de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores do CEM, não se baseando, porém, numa lógica organizacional das escolas. Pretendemos com este estudo apercebermo-nos da influência que teve o Projecto MINERVA nos professores nele integrados e na escola em geral. (...)

Description

Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, área de Análise e Organização do Ensino, 1994

Keywords

Teses de mestrado - 1994 Educação - Investigação Metodologia da investigação Projectos educativos Projecto Minerva Professores - Formação Auxiliares audiovisuais Inovação educativa

Pedagogical Context

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