Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.29 MB | Adobe PDF | |||
2.55 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Inovação e educação são, hoje em dia, indissociáveis numa escola que se quer em
mudança.
Ao serem introduzidas na escola as Novas Tecnologias de Informação,
nomeadamente o computador, criaram-se expectativas quanto ao seu poder inovador.
No entanto, o computador por si só, pode ter um efeito perverso reforçando práticas
extremamente tradicionais ou pode ser apenas um elemento novo, originando quando
muito uma mudança de tipo I de acordo com a teoria da mudança da escola de Palo Alto
referida por Benavente (1988, p. 14).
Mas, na medida em que é um instrumento novo pode dar origem a uma reflexão
sobre as práticas, propiciando uma mudança.
Esta dualidade de poder ou não provocar mudança, assenta na perspectiva em
que ele é encarado, na modalidade de utilização, na formação dos professores que o
utilizam.
Em Portugal, em 1985, foi criado o Projecto MINERVA, o mais relevante
projecto nacional para a introdução das Novas Tecnologias de Informação no ensino
básico e secundário.
Foi um Projecto desenvolvido por Universidades e Escolas Superiores de
Educação que funcionaram como Pólos e por uma rede não hierarquizada de escolas dos
diferentes níveis de ensino, espalhadas por todo o pais. A autora deste estudo foi formadora do Pólo do Projecto MINERVA da ESE de
Lisboa até ao final de 1993/94, data de extinção do referido Projecto.
Segundo a perspectiva deste Pólo, só haveria uma mudança significativa na
educação se, paralelamente à utilização do computador fosse realizada uma formação de
professores participada, investigativa com uma constante reflexão sobre a prática, pelo
que neste Pólo foi dada prioridade à formação de professores, baseada na perspectiva do
Trabalho de Projecto.
A priori pareceu-nos ser uma formação segundo uma lógica de desenvolvimento
pessoal e profissional dos professores do CEM, não se baseando, porém, numa lógica
organizacional das escolas.
Pretendemos com este estudo apercebermo-nos da influência que teve o Projecto
MINERVA nos professores nele integrados e na escola em geral. (...)
Description
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, área de Análise e Organização do Ensino, 1994
Keywords
Teses de mestrado - 1994 Educação - Investigação Metodologia da investigação Projectos educativos Projecto Minerva Professores - Formação Auxiliares audiovisuais Inovação educativa