Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/38622
Título: | Repositório institucional e rede social académica: um estudo de caso na área da saúde da Universidade de Lisboa (ULisboa) |
Autor: | Melo, Luiza Baptista Sanches, Tatiana Lopes, Sílvia Costa Henriques, Susana Oliveira |
Palavras-chave: | Repositórios Institucionais Redes Sociais Redes de Investigadores Acesso Aberto |
Data: | Jun-2019 |
Citação: | Melo LB, Sanches T, Lopes SC, Henriques SO. Repositório institucional e rede social académica: um estudo de caso na área da saúde da Universidade de Lisboa (ULisboa). 2019; IX Encontro Ibérico EDICIC, Barcelona, 9 a 11 de julho de 2019. |
Resumo: | O Repositório Institucional da Universidade de Lisboa (Repositório.UL) tem por objetivo reunir, organizar, divulgar e preservar a produção científica das suas escolas e institutos. O ResearchGate (RG) é uma plataforma gratuita para partilha de resultados de investigação, interação e colaboração internacional de docentes/investigadores. No entanto, a sua utilização levanta dúvidas quanto ao formato adequado para depósito, infrações de direitos de autor ou incumprimento de políticas de depósito (Jamali, 2017). Num estudo comparativo sobre os repositórios de 13 universidades espanholas e a plataforma RG, Borrego (2017) conclui que, tendencialmente, os investigadores estão sub-representados nos repositórios institucionais. Estudos sobre a utilização do RG pela comunidade científica (Dafonte-Gómez, Míguez-González, & Puentes-Rivera, 2015; Ribeiro, Oliveira & Furtado, 2017; Liu & Fang, 2018) destacam a sua mais-valia no reconhecimento e visibilidade de docentes/investigadores e no alargamento do processo de comunicação entre pares, com vantagens na disseminação dos resultados e na criação de redes de investigação. Neste estudo, cujo alvo são as Faculdades de Farmácia (FF), Medicina (FM), Medicina Dentária (FMD) e Psicologia (FP), as autoras procuram identificar as tendências quanto à adesão a estas plataformas por parte dos docentes/investigadores das escolas em análise. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/38622 |
Aparece nas colecções: | BUL - Comunicações FF - Comunicações FM - Conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Poster_EDICIC_2019_abstratc_final_Melo_et_al.pdf | 18,16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
poster_EDICIC_final_Melo_et_al.pdf | 412,87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.