Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/33047
Título: Vigilância nas artes performativas
Autor: Fernandes, Cátia Fabiana de Jesus
Orientador: Coelho, Rui Pina
Palavras-chave: Artes do espectáculo
Arte da performance
Arte e tecnologia
Vigilância electrónica - Na arte
Vigilância electrónica - Aspectos sociais
Teses de mestrado - 2018
Data de Defesa: 12-Mar-2018
Resumo: Remanescentes do modelo Panótico de Bentham, as sociedades contemporâneas são hoje sociedades de vigilância. Se os atentados terroristas ocorridos a 11 de Setembro de 2001 podem ser entendidos como um dos momentos cruciais para a propagação da vigilância em prol da segurança, de igual modo, a crescente evolução tecnológica e a consequente adoção e enquadramento de equipamentos de vigilância em quase todas as áreas da sociedade contemporânea não só aumentou como facilitou o ato de vigiar e monitorizar. Além da vigilância ser uma ameaça à privacidade, ela apresenta, de um modo semelhante à sociedade em que nos encontramos inseridos, desigualdades sociais quer a nível étnico quer a nível de género, visto que a mesma se rege segundo as premissas da sociedade em que nos encontramos inseridos. Este aumento significativo da vigilância fez com que os artistas e “artivistas” concentrassem a sua atenção nesta temática, em especial nos impactos negativos, problemáticas e perigos que daí advêm. As tecnologias de vigilância têm sido de igual modo incorporadas por alguns artistas nas suas criações, com o intuito de explorar a potencialidade destas mesmas e criar novos modos de assistir a espetáculos. Este estudo demonstra a presença da temática e dos equipamentos de vigilância dentro das Artes Performativas, presença essa que originou o género performativo que Elise Morrison designa por Artes e Performances de Vigilância no seu livro Discipline and Desire: Surveillance Technologies in Performance. São analisadas catorze performances de artistas diversos, que se inserem dentro deste género performático demonstrando algumas das tendências e particularidades deste mesmo género.
As Michel Foucault analyses of the Bentham Panopticon suggests, contemporary societies are today surveillance societies. One could argue that terrorist attacks that occurred on 11 September 2001 were pivotal in the propagation of surveillance in favor of security. In the same way increased technological evolution and consequent adoption and framing of surveillance equipment in almost all areas of contemporary society has facilitated the act of control and monitoring. Furthermore, in a wider context, surveillance should not only be considered a threat to individual privacy, it should also be considered a social inequality when it comes to gender and race, since it reflects the values of the society it is inserted. This significant increase of surveillance has meant that artists and “artivists” have "focused" their attention on this issue, in particular on the negative impacts, problems and dangers that prevail. The technologies of surveillance have been similarly incorporated by some artists in their artwork to allow exploration of these same technologies and create new thought-provoking ways of capturing audiences. This essay will discuss the presence of surveillance and surveillance equipment within the Performative Arts. Elise Morrison introduced the concept of Surveillance Art and Performance in her book Discipline and Desire: Surveillance Technologies in Performance. Upon reflection of Morrison’s contribution to this performative genre, in this essay I will analyse fourteen performances by a range of diverse artists, who have also contributed to this performative genre. I will outline and discuss some of the common trends, and peculiarities of the genre Surveillance Art and Performance.
URI: http://hdl.handle.net/10451/33047
Designação: Mestrado em Estudos de Teatro
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

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