Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/32928
Título: | Mudança dos Professores pela Investigação-Acção |
Autor: | Caetano, Ana |
Palavras-chave: | Mudança Formação de professores Investigação-ação |
Data: | 2004 |
Editora: | Universidade do Minho |
Citação: | Caetano, A. P. (2004). Mudança dos professores pela investigação-acção. Revista Portuguesa de Educação, 17(1), 97-118. |
Resumo: | A investigação que agora se apresenta, centrada em situações de formação de professores que privilegiavam a investigação-acção, visa compreender as mudanças dos professores durante e após a formação, questionando a sua relação com os processos formativos. Foram quatro as situações de formação em estudo, todas elas referentes a programas e projectos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa, onde eu estava implicada como formadora e investigadora. O presente texto centra-se sobretudo nos resultados da investigação que decorrem directamente do estudo comparativo entre esses casos de formação. Insere-se este trabalho numa perspectiva da complexidade, onde se estabelece um diálogo entre abordagens investigativas, pela assunção da natureza problemática da pesquisa, sujeita a contínuas revisões. Um diálogo que assenta em pressupostos comuns, tais como o da natureza subjectiva e contextual dos problemas; o da natureza continuada e não linear da mudança e o do carácter reflexivo e auto-crítico dos processos investigativos |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/32928 |
ISSN: | 0871-9187 |
Versão do Editor: | https://core.ac.uk/download/pdf/25652746.pdf |
Aparece nas colecções: | FPCE-UOE-FPP- Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
25652746.pdf | 191,82 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.