Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/32928
Título: Mudança dos Professores pela Investigação-Acção
Autor: Caetano, Ana
Palavras-chave: Mudança
Formação de professores
Investigação-ação
Data: 2004
Editora: Universidade do Minho
Citação: Caetano, A. P. (2004). Mudança dos professores pela investigação-acção. Revista Portuguesa de Educação, 17(1), 97-118.
Resumo: A investigação que agora se apresenta, centrada em situações de formação de professores que privilegiavam a investigação-acção, visa compreender as mudanças dos professores durante e após a formação, questionando a sua relação com os processos formativos. Foram quatro as situações de formação em estudo, todas elas referentes a programas e projectos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa, onde eu estava implicada como formadora e investigadora. O presente texto centra-se sobretudo nos resultados da investigação que decorrem directamente do estudo comparativo entre esses casos de formação. Insere-se este trabalho numa perspectiva da complexidade, onde se estabelece um diálogo entre abordagens investigativas, pela assunção da natureza problemática da pesquisa, sujeita a contínuas revisões. Um diálogo que assenta em pressupostos comuns, tais como o da natureza subjectiva e contextual dos problemas; o da natureza continuada e não linear da mudança e o do carácter reflexivo e auto-crítico dos processos investigativos
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/32928
ISSN: 0871-9187
Versão do Editor: https://core.ac.uk/download/pdf/25652746.pdf
Aparece nas colecções:FPCE-UOE-FPP- Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25652746.pdf191,82 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.